Alinhado com os conceitos e diretrizes do Programa Mesa Brasil e das ações de Valorização Social desenvolvidos pelo Sesc São Paulo, a unidade de Jundiaí idealizou o curso “Planejamento e Gestão de Projetos Sociais”, que será realizado de abril a outubro deste ano e tem abertura oficial seguida de aula inaugural marcada para o dia 6/4, às 14h, com a presença de parceiros do evento.
Voltado à capacitação das instituições sociais vinculadas ao Mesa Brasil, a ação conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Jundiaí por meio da Rede de Cooperação e UGADS (Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social).
Iniciativa é resultado do diagnóstico traçado durante a atuação do programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc
Para Celina Tamashiro, gerente do Sesc Jundiaí, qualificar o trabalho social na localidade trata-se de uma demanda identificada a partir do estreitamento das relações institucionais. “Essa iniciativa é resultado do diagnóstico traçado durante a atuação do programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc junto às instituições sociais e se deve ao diálogo estabelecido com a Prefeitura”, destaca.
O conteúdo programático tem o objetivo de auxiliar a conquista da autonomia financeira das instituições e propor o aprendizado de técnicas e estratégias de elaboração de projetos para captação de recursos e prestação de contas.
“Proporcionar oportunidades para que as organizações consigam se capacitar e contar com ferramentas para buscar a autonomia financeira ampliam as possibilidades dessas instituições que são parceiras para o apoio às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa do Sesc, em parceria com a Rede Jundiaí de Cooperação, desenvolve o setor”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.
Serão atendidas cerca de 40 instituições sem fins lucrativos, que dependem de financiamento e boa gestão para levarem adiante seus projetos e cumprir sua missão social.
Sobre o Mesa Brasil
O Mesa Brasil é um programa social criado há mais de 27 anos pelo Sesc, com o objetivo de minimizar o desperdício de alimentos e a fome por meio de ações educativas.
Com veículos refrigerados, a equipe treinada se desloca até as empresas doadoras para coletar alimentos – fora do padrão comercial ou próximos da data de vencimento, mas ainda próprios para consumo -, e os direciona para as instituições sociais previamente cadastradas, que utilizam esses itens para complementar suas refeições ou para preparar kits para atendimento a famílias em vulnerabilidade social.
Além disso, o programa se dedica a transmitir conhecimento para transformação social e autonomia das entidades, por meio de ações educativas com enfoque na qualidade, segurança e no aproveitamento integral dos alimentos.
Em 2021, o Mesa Brasil Sesc Jundiaí distribuiu 216 toneladas de alimentos para 45 instituições sociais atendidas, beneficiando 9.061 pessoas e 1.267 famílias.
Assessoria de Imprensa
Foto: divulgação