Incidentes ocorreram entre domingo e segunda-feira
Entre domingo (17) e segunda-feira (18), pelo menos 14 turistas caíram no Lago de Braies, um dos mais famosos do norte da Itália, enquanto caminhavam sobre sua superfície congelada.
O incidente mais grave ocorreu na última segunda, quando um casal de italianos da província de Milão afundou no lago enquanto passeava a 50 metros da margem com seu filho de quatro meses.
Ao ver a queda, um albanês de 44 anos pulou na água para ajudar a família e conseguiu salvar a vida do bebê. O casal e o menino foram levados para um hospital com hipotermia, mas não correm risco de morte.
No mesmo dia, outras quatro pessoas caíram na água enquanto caminhavam sobre a superfície congelada em momentos diversos.
Além disso, no domingo de Páscoa, os bombeiros já tinham realizado duas intervenções para salvar seis indivíduos que haviam caído no Lago de Braies.
É comum que lagos do extremo-norte da Itália se tornem locais para caminhada e patinação no gelo durante o inverno, quando suas superfícies ficam congeladas. No entanto, o aumento das temperaturas com a chegada da primavera deixa as camadas de gelo mais frágeis e quebradiças.
"As aparências podem enganar. Atualmente, o frio não é suficientemente intenso para permitir a entrada em segurança no gelo", alertou o Corpo de Bombeiros da Itália.
O Lago de Braies fica em Bolzano, província mais setentrional da Itália, a uma altitude de quase 1,5 mil metros. Suas águas cristalinas e o cenário rodeado por montanhas nevadas o tornaram uma cobiçada meta turística dos Alpes italianos.