O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (21) o lançamento de sua própria rede social: a "Truth Social" ("Verdade social", em português), após ser banido do Facebook e Twitter.
Segundo comunicado oficial, o "Truth Social" será criado por meio de uma nova empresa formada pela fusão do Trump Media & Technology Group e uma companhia de aquisição especial (SPAC).
"Eu criei o Truth Social para lutar contra a tirania da Big Tech", disse o republicano.
Segundo Trump, todos estão vivendo "em um mundo onde o Talibã tem uma grande presença no Twitter", mas o "presidente americano favorito foi silenciado" e "isso é inaceitável".
"Estou animado para enviar meu primeiro Truth no Truth Social muito em breve. TMTG foi fundado com a missão de dar uma voz a todos. Estou animado para em breve começar a compartilhar minhas idéias sobre o Truth Social e lutar contra a Big Tech", disse.
A expectativa é de que a plataforma seja lançada no próximo mês e sua implantação total no primeiro trimestre de 2022. Conforme a nota, a TRUTH Social promete ser um espaço para "conversas livres, abertas e honestas, sem discriminação contra nenhuma ideologia política".
O ex-presidente americano foi banido do Twitter e Facebook após suas declarações incitarem a violência e invasão ao Capitólio no dia 6 de janeiro.
De acordo com especialistas, o anúncio da nova rede social reforça a hipótese da candidatura de Trump às eleições presidenciais norte-americanas em 2024.