O governo do Iraque anunciou nesta segunda-feira (11) que Sami Jasim al-Jaburi, responsável financeiro do grupo jihadista Estado Islâmico, foi preso durante uma operação complexa externa.
A informação foi confirmada pelo primeiro-ministro do Iraque, Moustafa al-Kadhimi, em uma publicação no Twitter.
Segundo ele, o homem foi capturado durante uma operação das forças de inteligência iraquianas "fora das fronteiras" do país.
Apesar de não existir informação oficial sobre o local da detenção, um militar iraquiano revelou à AFP que a abordagem foi realizada na Turquia.
Os Estados Unidos oferecem US$5 milhões por qualquer informação que levasse ao encontro de Jasim al-Jaburi, que desempenhou "um papel essencial na gestão financeira das atividades terroristas do Estado Islâmico", de acordo com o Departamento de Estado americano.
Segundo o governo americano, o líder financeiro era o responsável pela supervisão "das operações geradoras de lucro do grupo", geralmente associadas a "vendas ilícitas de petróleo, gás, antiguidades e minerais".
Nos últimos meses, os serviços iraquianos de inteligência têm intensificado o combate e as detenções de membros da organização terrorista.