TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS
Vendas globais de smartphones aumentam 10,8% em 2021
As vendas globais de smartphones para consumidores finais totalizaram 328,8 milhões de unidades no segundo trimestre de 2021, o que representa um aumento de 10,8% ao ano. Os dados são do novo levantamento da Gartner, empresa norte-americana de pesquisa e consultoria. O estudo aponta que a Samsung manteve a primeira posição no ranking dos cinco maiores fornecedores globais de smartphones, responsável por 57,7 milhões de unidades, cerca de 17,6% do total comercializado no período. A empresa ficou na frente de gigantes como a Xiaomi (51 milhões de unidades) e a Apple (49,2 milhões). Fechando o TOP 5, aparece a fabricante chinesa OPPO, com 33,6 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre deste ano (10,2% do total) e a Vivo, com 32,2 milhões de unidades e uma participação global de 9,8% nas vendas de smartphones. Segundo a Gartner, a Xiaomi registrou um crescimento de 80,5% em suas vendas de smartphones. As vendas da Apple cresceram 28,3% e sua participação de mercado aumentou 2,1% ao ano.
SERVIÇOS DE NUVEM
Unico fecha parceria com Google para investimentos em P&D
A empresa brasileira de biometria unico anunciou, com exclusividade à Forbes, uma parceria com o Google Cloud. O acordo prevê que a startup use a tecnologia de nuvem da gigante norte-americana para a sua plataforma de proteção de dados e que as companhias trabalhem juntas em P&D (pesquisa e desenvolvimento) nas áreas de segurança e privacidade. Além dos recursos computacionais de nuvem, a parceria trará a integração entre os executivos da startup e do Google Cloud, com foco no time de engenheiros, pesquisadores e especialistas, e garantirá ao time da unico uma série de treinamentos práticos e webinars sobre o uso do cloud.
NEGÓCIOS DIGITAIS
Astella cria plataforma com conteúdos sobre construção de negócios digitais
A gestora de fundos de investimento de venture capital Astella anunciou, com exclusividade à Forbes, o lançamento de uma plataforma web com conteúdos sobre o mercado de investimento de risco e o ecossistema de inovação brasileiro. Na ferramenta, batizada de Astella Matrix, o empreendedor encontra vídeos, artigos e podcast sobre a ascensão dos marketplaces, como atrair financiamentos para startups, product-market fit e estratégias para escalar o negócio. O usuário pode assinar uma newsletter mensal com os conteúdos mais acessados do site ou os mais debatidos no momento.