Húngara Laura Horváth é atleta profissional de CrossFit e recebeu o título em 2023, mas abandonou a competição após a morte de um colega
A atleta profissional de CrossFit Laura Horváth, de 27 anos, recebeu o título de “mulher mais em forma do planeta” após ganhar o CrossFit Games de 2023, uma competição anual entre os maiores atletas de crossfit do mundo.
Húngara, Laura era escaladora e se tornou adepta do CrossFit depois que seu irmão a apresentou a um dos “treinos do dia” da modalidade. Neste ano de 2024 ela ficou em primeiro lugar na semifinal da Europa.
Em entrevista à revista Women's Health, a atleta compartilhou sua rotina de treinamento físico. Naturalmente, ela segue um programa de treino intensamente rigoroso e, durante o tempo de folga das competições, descansa aos domingos.
“Na segunda-feira, tenho duas sessões na academia de CrossFit de manhã e à tarde, uma sendo mais focada em levantamento de peso ou treinamento de força , e a outra mais focada em exercícios aeróbicos. À noite, em uma academia de musculação, faço exercícios com cabos em aparelhos de musculação.”
“Na terça-feira, tenho uma sessão de natação pela manhã e depois duas sessões de CrossFit na academia à tarde e à noite.”
“Às quartas-feiras, faço o mesmo que na segunda-feira: duas sessões de ginástica e uma sessão de musculação.”
“As quintas-feiras são meu dia de recuperação ativa. Eu nado de manhã e, às vezes, corro.”
“Na sexta-feira, tenho duas sessões de academia e depois uma sessão de musculação.”
“No sábado, corro de manhã e depois faço uma sessão de CrossFit à tarde.”
Domingo é o dia de descanso de Laura e ela conta que faz questão de relaxar e passar tempo com as pessoas queridas. “Eu assisto TV no meu sofá, fico com meu cachorro, ou visito meus pais para almoçar e jogo jogos de tabuleiro, ou vejo meus amigos e vou tomar um café”, conta à revista.
O mais importante para Laura é sua recuperação com uma boa noite de sono. Ela conta que dorme e descansa bastante para começar bem os seus dias, mas alerta que nem tudo é como parece nas redes sociais.
Desistência após morte de atleta
“Ninguém quer mostrar seus dias difíceis quando o treino não saiu como você queria ou quando você não tem vontade de acordar às 7 da manhã e prefere dormir até mais tarde. Esses dias existem e são muito mais frequentes do que as pessoas pensam”, diz a atleta.
Neste ano, Laura decidiu não participar do CrossFit Games após o atleta sérvio Lazar Dukić, de 28 anos, morrer afogado durante uma prova de natação da competição.
“Decidimos que, para nós, continuar competindo nos CrossFit Games 2024 não homenageia Lazar da maneira que desejamos.”, publicou a atleta em seu perfil no Instagram.
No feminino do Crossfit Games 2024, Tia-Clair Toomey-Orr dominou a competição, seguida por Gabriela Migala e Emily Rolfe. Entre as atletas brasileiras, Andreia Pinheiro terminou em 28º lugar e Julia Kato ficou na 30ª posição.