Conheça movimento que valoriza mais as memórias e vivências compartilhadas do que a posse de bens materiais
Você também tem a sensação de que viver um momento único junto das pessoas que se ama, ou conhecer algo ou algum lugar novo, proporciona mais felicidade do que receber um presente material? Um estudo publicado no Journal of Experimental Social Psychology lança luz exatamente sobre essa questão. Intitulada "Spending on doing promotes more moment-to-moment happiness than spending on having" (Gastar em fazer promove mais felicidade momentânea do que gastar em ter, em tradução livre), a pesquisa demonstra que compras experienciais levam a uma maior satisfação em comparação com compras materiais. Os pesquisadores Amit Kumar, Matthew A. Killingsworth e Thomas Gilovich conduziram dois grandes estudos com milhares de participantes, revelando que viver uma experiência traz mais alegria do que adquirir um bem.
A ação de dar e receber presentes que proporcionem momentos únicos, ao invés de presentes que sejam apenas objetos, reflete uma mudança cultural que valoriza mais as memórias e vivências compartilhadas. Um exemplo dessa tendência é o atelier Mon Parfum Experiência Olfativa, com sede em Florianópolis, que tem conquistado o público com suas oficinas de perfumaria.
Com opção de encontro presencial e online, que pode ser feito de qualquer lugar do Brasil, os participantes aprendem sobre a origem das fragrâncias, processo de composição e, ao final, criam o seu próprio perfume. A oficina não apenas ensina técnicas e conhecimentos sobre perfumaria, mas também incentiva a criatividade e a autoexpressão. “As pessoas saem daqui com um perfume que é a sua própria assinatura olfativa. É uma lembrança que elas criaram com suas próprias mãos, algo que não se pode comprar em uma loja”, destaca a perfumista Dani Bitelo, fundadora da Mon Parfum.
Os clientes do atelier comprovam. A especialista em Recursos Humanos Stéfany Gazzaniga Gravallos, de São Paulo, presenteou uma amiga, que acabou convidando-a para participar da oficina online em dupla. “Foi muito legal poder presentear e ainda viver esse momento com ela”, descreve. A experiência foi tão boa, que depois Stéfany também presenteou a mãe e o irmão com a oficina.
A preferência por presentes experienciais está alinhada com uma mudança mais ampla na forma como as pessoas veem o consumo. Em um mundo cada vez mais digital e acelerado, as oficinas de perfurmaria proporcionam momentos de pausa, introspecção e conexão com os outros e consigo. “Cada fragrância criada aqui carrega uma história, uma emoção, um momento único”, completa Dani.
Sobre a Mon Parfum
A Mon Parfum Experiência Olfativa foi criada em 2021, em Florianópolis, com a proposta de oferecer ao público a oportunidade de criar, escolher e experimentar novas fragrâncias para compor seu próprio perfume. A missão da empresa é conduzir os clientes por uma jornada de experimentação, para que possam se tornar verdadeiros perfumistas. Hoje, a sede da Mon Parfum fica na capital de Santa Catarina, mas os kits de perfumaria são enviados para todo o Brasil – o aluno recebe o kit perfumista em casa e faz a oficina de forma online. Conheça mais sobre essa proposta no site experienciamon.com.br/