Com o foco constante na eficiência e melhoria dos serviços para a população, a Prefeitura de Jundiaí desenvolve trabalho para a reformulação de protocolos de atendimentos para o câncer de mama de maneira intersetorial. A cidade, apesar de já atender aos prazos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) – 60 dias entre o diagnóstico até o início do tratamento – pretende reduzir etapas e agilizar ainda mais o serviço à mulher.
“O tratamento do câncer de mama demanda vários processos, que até então eram desencadeados isoladamente. A intenção é desenvolver um fluxo em que seja possível ‘estartar’, por exemplo, dois exames ao mesmo tempo, de maneira independente”, comenta a médica e assessora da Saúde da Mulher, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Érika Pimenta.
De acordo com dados do Ambulatório de Saúde da Mulher, entre a identificação de um caso suspeito por resultado de exame até o início do tratamento de câncer de mama, o prazo é inferior a 60 dias. “A depender do tipo de tratamento que será adotado, o prazo pode ser de 45 dias”, detalha a médica.
Com a articulação, a intenção é reduzir ainda mais esse prazo, com a avaliação de todos os processos envolvidos no atendimento à doença, que tem o mês de outubro dedicado à conscientização.
Mais ações
As articulações também contam com ações prévias, com objetivo de identificar precocemente os casos, além da prevenção, válida para todos os tipos de câncer e de outras doenças. “É necessário alcançar as mulheres que não buscam por serviços e não consomem informações via meios de comunicação. A multiplicação da conscientização, a partir das agentes comunitárias de saúde é essencial para alcançarmos essa parcela da população”, explica a diretora de Atenção Básica, Ana Paula Rosa.
Entre as iniciativas para a captação precoce também consta a comunicação direta entre o equipamento de Atenção Básica de referência e a mulher, com lembretes digitais sobre a importância dos exames de rastreio de câncer.
“A solicitação para esse trabalho intersetorial foi feita pelo Prefeito Luiz Fernando Machado e pelo gestor de Governo José Antonio Parimoschi, por isso, além das áreas já envolvidas diretamente com o atendimento, outros setores também atuam em parceria, como a FTVTEC e a Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão”, explica a superintendente da FTVTEC, Monica Gropelo.
Assessoria de Imprensa