Neste sábado (30), o programa Qualidade de Vida nos Terminais contará com ações especiais voltadas para os idosos, além das atividades já disponibilizadas em edições anteriores. Integrando a programação da Semana da Pessoa Idosa, no Terminal Colônia, serão oferecidos treino de equilíbrio, lateralidade, coordenação motora, alongamentos globais, atenção e memória, educação em saúde com foco no autocuidado físico e mental, higiene do sono e automedicação, cálculo de IMC (índice de massa corporal) e treinamento com equipe do Núcleo de Educação Permanente do SAMU.
A imagem mostra uma mulher medindo a pressão arterial com uma enfermeira da Saúde da Prefeitura de Jundiaí. Elas estão na plataforma do Terminal Central.
Além das atividades já oferecidas em outras edições, haverá ações especiais para idosos
O Qualidade de Vida nos Terminais é uma parceria das Unidades de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e de Promoção da Saúde (UGPS), sendo que este mês tem a integração da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Políticas para o Idoso, e do Conselho Municipal de Direitos da pessoa Idosa (COMDIPI).
Das 9h às 13h, os usuários do transporte coletivo que estiverem no Terminal Colônia também poderão conferir a carteira de vacinação, tomar vacinas da Gripe e da Covid, realizar exames de aferição de pressão arterial e receber orientações de nutrição e higiene bucal. Para as crianças, terá pipoca e balão, em uma parceria com o Sindicato dos Rodoviários de Jundiaí e Região.
Idosos
Logo cedo, no sábado, um grupo de idosos será recebido no bolsão do estacionamento do Paço Municipal, e será orientado sobre cuidados no trânsito e no transporte coletivo. Em seguida, eles seguem com um ônibus para o Terminal Colônia.
Ações de cuidados com a saúde…
…e diversão e orientações para as crianças
Programa
O Qualidade de Vida nos Terminais está na terceira edição, sendo que já passou pelos Terminais Hortolândia e Central, visando oferecer oportunidades para os usuários do transporte coletivo cuidarem da saúde, enquanto aguardam pelo ônibus.
“Um dos compromissos do governo do prefeito Luiz Fernando é proporcionar mais ofertas de serviços públicos para a população. Nesta edição, vamos reforçar as ações de inclusão e acessibilidade de idosos que, atualmente, é um grupo da população superativo, e que busca viver com qualidade”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ