A noite de domingo (30) reuniu música boa e grande público no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) no encerramento do 2º Festival de Música de Jundiaí, promovido pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Foram mais de 300 músicas inscritas de candidatos de 88 cidades de vários estados do Brasil. Dessas, 12 chegaram à grande final, sendo 6 premiadas – melhor música do festival, melhor eletrônica, melhor instrumental, melhor de Jundiaí, melhor intérprete e melhor pelo voto popular.
O festival premiou com R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e troféu para essas categorias. “O principal objetivo desse festival é mostrar a música autoral, a diversidade cultural que temos no Brasil, com vários gêneros diferentes, e também trazer grandes músicos de todo o Brasil para conhecer Jundiaí”, disse o diretor de Cultura, João Carlos de Luca.
Música “Juro”, por David Mour, levou a melhor música do festival
“Lenda Caipira” levou o prêmio da melhor música de Jundiaí
A fase eliminatória foi realizada com apresentações ao vivo nos dias 28 e 29 de julho, com a grande final neste domingo (30). O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, destacou também a programação voltada para a criança na cultura de Jundiaí. “Nós tivemos uma participação maciça de crianças no Festival conhecendo a cultura e vivenciando os espaços públicos da cidade. A importância de trabalhar a primeira infância é o olhar estratégico, de focar no futuro. E a nossa programação cultural segue as diretrizes da URBAN95 e os conceitos da Rede Internacional Cidade das Crianças”, destacou.
Os jurados da grande final do concurso foram os jornalistas Patrícia Palumbo e Júlio Maria e o produtor musical, João Marcello Bôscoli. “É gratificante participar de uma iniciativa que abre espaço para novos artistas, que expressam suas emoções, sentimentos e ideias através da música, é algo motivador e muito positivo. Esse festival mostra o quanto a cena musical brasileira é muito viva”, reforçou João Marcello Bôscoli.
Os visitantes também aproveitaram bastante a noite de domingo. “É uma satisfação enorme ver um festival desse porte acontecendo, com músicos de altíssimo nível. Ele promove a cultura, esse espaço lindo que é o Expressa e também a economia da cidade”, disse a psicanalista Silmara Meireles, que estava acompanhada da filha Lina.
Os jurados Patrícia Palumbo, Júlio Maria e João Marcello Bôscoli
Silmara Meireles e a filha Lina curtiram o festival
“Estar em Jundiaí é muito gostoso e reforça a conexão entre as pessoas e os músicos. O prêmio significa muito pra mim e mostra que eu posso continuar firme na carreira e no sonho de ser músico”, disse David Mour, que é de Londrina e levou o prêmio de melhor música do festival com “Juro”.
VENCEDORES DO 2º FESTIVAL DE MÚSICA DE JUNDIAÍ:
Melhor música do festival: David Mour – “Juro”
Melhor música instrumental: Gabriel Souza – “Cuida”
Melhor música eletrônica: Tayllor Mark$ – “Cria de Favela”
Melhor música de Jundiaí: Violeiro Daniel Franciscão – “Lenda Caipira”
Melhor intérprete: Maria Alice – “Amarelo”
Melhor música por voto popular: Violeiro Daniel Franciscão – “Lenda Caipira”
Menções honrosas: Bruna Moraes & Sandro Dornelles; Ana Luíza & Thomas Howard
2º Festival de Música de Jundiaí recebeu grande público
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ