Nesta segunda-feira (17), prefeitos das cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e integrantes do Governo do Estado estiveram presentes, no auditório do Paço Municipal, para debater projetos para o Desenvolvimento Urbano e Habitação nas cidades. A reunião serviu também para a instalação do Conselho de Desenvolvimento da RMJ e reunião técnica com gestores das pastas de Planejamento, Habitação e Meio Ambiente com foco nos projetos estratégicos da Região.
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, foi reeleito, por unanimidade, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí. Rodolfo Braga, prefeito de Várzea Paulista, será o vice-presidente. “Nós somos um grupo de cidades que se associaram por um interesse coletivo, que é o avanço das políticas públicas de maneira regional. E a redução da desigualdade social passa pelo aumento nos investimentos em conjunto e também na primeira infância. Essa política visa formar seres humanos preparados e competitivos, além de quebrar o ciclo da desigualdade e construir uma sociedade mais desenvolvida”, disse o prefeito Luiz Fernando.
Prefeito Luiz Fernando Machado foi reeleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMJ
A Região Metropolitana de Jundiaí tem 843 mil habitantes dentro de 7 municípios e representa 3,8% do PIB do Estado de São Paulo. “Muitas demandas da região são necessidades em conjunto. E como muitos projetos são de longo prazo, precisamos pensar a região em conjunto, priorizando o desenvolvimento humano e econômico”, reforçou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Cardinale Branco.
No encontro, os prefeitos levaram demandas de habitação e mobilidade urbana da região metropolitana ao Governo do Estado, como a construção de novas unidades habitacionais e melhorias na mobilidade urbana. O Governo do Estado também mostrou projetos em desenvolvimento, como a criação de condições para evitar a escassez hídrica, a preservação das áreas verdes e a atuação na prevenção de eventos climáticos extremos.
“Nós precisamos de projetos que mudem a vida das pessoas. Os números do IBGE mostram que essa é uma das regiões que mais crescem no Brasil. E como as cidades estão muito próximas, precisamos pensar de forma conjunta”, lembrou o subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, José Police Neto. “As pessoas moram nas cidades, mas elas vivem na região. Então não há planejamento urbano eficaz sem que os projetos sejam integrados, como, por exemplo, com a contribuição de propostas para o Plano Plurianual do Estado para os próximos quatro anos, que está em construção”, reforçou o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antônio Parimoschi.
Estiveram presentes na reunião Marcão Marchi, prefeito de Itupeva; Estanislau Steck, prefeito de Louveira; Rodolfo Braga, prefeito de Várzea Paulista; Luiz Antônio Braz, Prefeito de Campo Limpo Paulista; Antônio Carlos Mangini, prefeito de Cabreúva; João Davi, vice-prefeito de Jarinu. Técnicos do Estado, das Prefeituras das cidades da RMJ e integrantes da Sociedade Civil também participaram da reunião.
Representantes da RMJ apresentaram demandas de habitação e desenvolvimento urbano ao Governo do Estado
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ