Após alguns anos sem ser realizado em Jundiaí, está de volta o concurso Miss Pérola Negra 2023, numa iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), tendo como objetivo valorizar a diversidade étnica e sociocultural, bem como divulgar a cultura e a estética afro-brasileira, valorizando a beleza das candidatas.
O concurso também tem como proposta fomentar a potencialidade e empoderamento da mulher negra e dar visibilidade à Candidata eleita Miss Pérola Negra, nas ações socioculturais, desenvolvidas no município e premiar em aporte financeiro (R$ 6 mil) a eleita do concurso.
Concurso Miss Pérola Negra 2023, numa iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), tendo como objetivo valorizar a diversidade étnica e sociocultural
Interessadas em participar do concurso poderão se inscrever gratuitamente de 17 de julho até 31 de agosto, por meio do Formulário Google Online, acessível através do endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfmBSOJWlZttvc7Am9zkDtt6Yd3kSH_17hn0mtYhxvJ41Yy8g/closedform obedecendo as seguintes exigências:
Ter no mínimo, 18 (dezoito) e, no máximo, 35 (trinta e cinco) anos completos ou a serem completados até o último dia da inscrição;
Residam no Município de Jundiaí há, pelo menos, 02 (dois) anos;
Possuam, pelo menos, 03 (três) fenótipos negróides: tom de pele, lábios grandes e carnudos, cabelos cacheados, ondulados ou crespos, nariz com dorso largo
DOCUMENTAÇÃO
Nome completo, nome social (se o caso) e nome artístico (se houver);
CPF e RG ou CNH;
Data de nascimento;
Telefone e e-mail;
Endereço completo e 02 (dois) comprovantes de residência em nome da candidata (ver item 3.1.1), sendo um referente ao ano de 2023 e outro anterior que comprove, no mínimo, 24 (vinte e quatro) meses de moradia no município de Jundiaí;
Altura e peso;
Profissão (se houver);
Local e telefone do trabalho (se houver);
Escolaridade;
Cursos complementares (se houver);
Histórico de atuação em ações sociais e culturais (embora este item não seja obrigatório para a inscrição, ressalta-se que essa condição será considerada para pontuação final conforme descrito no item 8.2, alínea “a”, deste edital);
Informar patrocinadores e se representa alguma instituição (quando o caso);
02 (duas) fotos, em alta resolução, sendo uma de rosto e outra de corpo inteiro;
Preenchimento e envio assinado do Anexo I – Cessão de Imagem;
Preenchimento e envio assinado do Anexo II – Autodeclaração.
QUANDO
A escolha da eleita será no dia 25/10/2023, no Teatro Polytheama, mas ocorrerão ensaios preparatórios antes, e conforme a quantidade de inscritas, haverá seleção conforme cronograma abaixo:
ETAPA I: Realizada no Espaço Expressa – Sala Santos Jundiaí, Av dos Ferroviários, n. 1760 – Centro:
a) 1º Ensaio: Dia 09/10/2023, segunda-feira, das 18h30 – 21h00 (traje livre).
b) 2º Ensaio: Dia 10/10/2023, terça-feira, das 18h30 – 21h00 (traje livre)
c) Desfile Seletivo: Dia 11/10/2023, quarta-feira, a partir das 18h30 (traje camiseta branca e calça jeans).
Nesta etapa, serão selecionadas, em ordem decrescente e conforme critérios de julgamento descritos no item 8., as 40 (quarenta) candidatas com as melhores pontuações que participarão da ETAPA II, conforme segue:
ETAPA II: Realizada no Clube Beneficente Cultural Recreativo Jundiaiense 28 de Setembro, Rua Petronilha Antunes n. 363 – Centro:
a) 1º Ensaio: Dia 19/10/2023, quinta-feira – das 18h30 às 21h00 (traje livre);
b) 2º Ensaio: Dia 20/10/2023, sexta-feira – das 18h30 às 21h00 (traje livre);
c) Desfile seletivo: Dia 21/10/2023, sábado – a partir das 18h30 (traje camiseta branca e calça jeans).
Nesta etapa, serão selecionadas, em ordem decrescente e conforme critérios de julgamento descritos no item 8., as 20 (vinte) candidatas com as melhores pontuações que participarão da ETAPA III – Final do Concurso, conforme segue:
ETAPA III: Realizada no Teatro Polytheama – Rua Barão de Jundiaí, n. 176 – Centro:
a) Ensaio para a final: Dia 23/10/2023, terça-feira – das 18h30 – 21h00 (traje livre);
b) Desfile final: Dia 25/10/2023, quarta-feira, a partir das 19h30 (traje Moda Afro ou Moda Festa)
As ETAPAS descritas neste certame estarão relacionadas ao quantitativo das inscrições habilitadas, considerando que:
Caso o número de inscritas habilitadas seja até 20 (vinte) candidatas será realizada, somente, a ETAPA III;
Caso o número de inscritas habilitadas seja até 40 (quarenta) candidatas serão realizadas, somente, as ETAPAS II e III;
Caso o número de inscritas habilitadas seja até 60 (sessenta) candidatas serão realizadas todas as ETAPAS;
Caso o número de inscritas habilitadas seja superior a 60 (sessenta) candidatas habilitadas caberá a Unidade de Gestão de Cultura viabilizar mais etapas, se assim julgar necessário, a serem divulgadas oportunamente.
Assessoria de Imprensa