A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior fabricante do sistema Coca-Cola no mundo em volume de vendas, em parceria com a Coca-Cola Brasil, a Prefeitura de Jundiaí, a partir da Rede de Cooperação, e o Sebrae, pelo Programa de Desenvolvimento Local (PDL), abre 600 vagas gratuitas para o programa “Empreenda Como Uma Mulher” no município. Ao todo, 4.000 vagas estão sendo abertas no Estado de São Paulo a partir desta quinta-feira (6) para a nova fase do programa.
A iniciativa de impacto social tem como objetivo oferecer capacitação, apoio e inspiração para acelerar os negócios de mulheres empreendedoras por meio de muito aprendizado e outros benefícios, como equipamentos e acesso ao crédito.
“Fomentar o empreendedorismo faz parte dos programas Jundiaí Empreendedora desenvolvidos na gestão para o estímulo da economia, geração de renda e, consequentemente, qualidade de vida. A parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil possibilitará ampliar o conhecimento para as empreendedoras, fortalecendo a economia criativa a partir da iniciativa de impacto social”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Apresentação de Renato Fonseca de Andrade, assessor da Presidência do Sebrae de São Paulo
“Um dos compromissos da Coca-Cola FEMSA Brasil é o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde atuamos. Nosso objetivo com o Empreenda como uma Mulher é contribuir para esse desenvolvimento por meio do fomento ao empreendedorismo e da promoção da equidade de gênero. Tivemos muito sucesso com a implementação do programa no ano passado, em três cidades da Região Sul, e agora temos a grande satisfação de oferecer essa oportunidade para mulheres empreendedoras de São Paulo”, comemora Camila Amaral, VP Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.
Além das 600 vagas para Jundiaí, as demais estão distribuídas nas cidades de São Paulo (2.112), Mogi das Cruzes (500), Bauru (400) e Marília (400). A parceria com o Sebrae Delas – em Jundiaí faz parte do PDL -, iniciativa de fomento ao empreendedorismo feminino, viabiliza 20 horas de aulas teóricas e práticas com conteúdo sobre estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento, aspectos comportamentais, além de uma análise individual do negócio para avaliar aspectos de maturidade, pontos fortes e deficiências, governança e impacto na sociedade.
“Com conhecimento e capacitação, a mulher vai estar ainda mais segura para tomar decisões acertadas no comando do negócio. E o programa “Empreenda Como Uma Mulher” começa com aulas sobre inteligência emocional e atitudes, ensinamentos fundamentais para despertar o autoconhecimento e, depois, segue com cursos para a organização e crescimento da empresa”, explica Verônica Lima, gestora Estadual de Empreendedorismo feminino do Sebrae SP.
O apoio das prefeituras, como ocorre em Jundiaí, também é muito importante para fazer o “Empreenda como uma Mulher” acontecer, na medida em que elas se mobilizam para amplificar as oportunidades do programa junto às populações locais. As inscrições podem ser feitas por link.
Diretor Julio Durante representou gestores e prefeito no evento de lançamento
No Sul
Alguns números da primeira fase do “Empreenda como uma Mulher” na Região Sul mostram que, no Rio Grande do Sul, o índice de empreendedoras participantes com negócios formalizados passou de 48% para 63% após o programa. No Paraná, 92% das inscritas consideraram os aprendizados com o programa muito relevantes para seus negócios.
“O Empreenda Como Uma Mulher foi uma experiência muito positiva, que agregou bastante no momento em que eu precisava dar uma guinada depois de quatro anos e meio empreendendo. O curso fez com que eu repensasse algumas coisas e me dedicasse a fazer meu negócio crescer novamente. O programa como um todo me colocou em movimento como empreendedora”, declarou Mylena, empreendedora à frente da Mbô Papelaria Criativa que participou da primeira fase em 2022.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação