Para oferecer mais segurança na travessia de crianças, principalmente no período de entrada e saída das aulas, em áreas escolares, a EMEB Pedro de Oliveira, na Vila Joana, foi a primeira a receber sinalização específica e diferenciada, com faixas e placas lima-limão, além de ações educativas, promovidas pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), nesta quarta-feira (10), por meio do programa inovador “Respeito a Faixa, Escolho a Vida”, nome alusivo ao tema do Maio Amarelo “No Trânsito, Escolha a Vida”.
Na imagem, os alunos da EMEB Pedro de Oliveira estão com coletes iguais os de agentes de trânsito na cor lima-limão e percorrem as ruas próximas à EMEB para aprenderem sobre sinalização de trânsito.
Alunos aprendem sobre as sinalizações e regras para a segurança no trânsito
“Jundiaí é um município que prioriza a segurança, os direitos e bem-estar das crianças, portanto, os investimentos viários e a gestão de mobilidade, em áreas escolares, são planejados e implantados para reforçar o compromisso com a comunidade escolar com um trânsito organizado e seguro”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE), o programa é composto pelas seguintes etapas:
Coleta de dados com a comunidade e estudos de engenharia;
Implantação de adequações viárias;
Educação para o Trânsito com alunos, pais e transportadores escolares;
Monitoramento para medir indicadores de resultados;
Propagação em toda a escola por meio do Comitêzinho interno das escolas;
Apresentação em reunião de pais;
E, por fim, operação de fiscalização para reduzir irregularidades, evitando os sinistros.
Na imagem, estão pintadas faixas na cor lima-limão com listras brancas e a palavra 'Escola', indicando ser preciso atenção por ser uma área escolar, no caso, a EMEB Pedro de Oliveira.
Ruas em torno das escolas com sinalização diferenciada para chamar atenção de pedestres e condutores
“Nessa fase piloto, no Maio Amarelo, quatro escolas irão receber as faixas e placas posicionadas em locais estratégicos, a fim de melhorar os critérios de mobilidade segura, ao despertar a atenção para as pessoas atravessarem nas faixas e os condutores pararem para a realização da travessia”, explica o diretor de Mobilidade e Engenharia da UGMT, Leandro Pinheiro.
As outras três unidades escolares que serão contempladas são: EMEB Cléo Nogueira Barbosa, EMEB José Pedro Raymundo, e a EMEB Dr. José Romeiro Pereira, porém, as adequações serão realizadas em outras escolas durante o ano.
Na imagem, o agente de trânsito sinaliza com o braço erguido para a travessia dos alunos da EMEB Pedro de Oliveira estão com coletes iguais os de agentes de trânsito na cor lima-limão e percorrem as ruas próximas à EMEB para aprenderem sobre sinalização de trânsito.
Educação para o Trânsito faz parte do calendário escolar seja por meio de palestras ou ações externas
Agentes Mirins
Em Jundiaí, Cidade das Crianças, a Educação para o Trânsito faz parte do calendário escolar, seja por meio de palestras ou ações externas, para os alunos aprenderem sobre sinalização, equipamentos de segurança, leis de trânsito, e também como podemos ter um comportamento responsável nas vias.
Nesse sentido, um grupo de alunos da EMEB Pedro de Oliveira fizeram um percurso no entorno da escola para reconhecerem o espaço com as novas sinalizações.
“Aprendi que a gente tem que atravessar sempre na faixa e cada placa tem significado diferente. Se a gente seguir as regras, a gente não se machuca no trânsito”, comenta a repórter mirim da EMEB, Ana Júlia de Campos Pereira, 10 anos.
Quem também registrou a vivência da turma foi o repórter mirim Lucas Guilherme, 9 anos. “Se as pessoas respeitarem as placas não vão provocar acidente, e também não serão multadas.”
“Tem que prestar atenção, mas é preciso saber o que significa as faixas e as placas. Se cada um fizer o que é certo, teremos um trânsito seguro”, relata a terceira repórter mirim, Mayra Eduarda Toledo, 10 anos.
O diretor da EMEB, Rafael Merli, comenta que a ação com as crianças é importante, uma vez que é o início de um processo educativo que pode mudar o comportamento de toda a comunidade local. “A ideia é expandir para os pais, os condutores escolares e, assim, para o bairro todo, priorizando que todos estejam mobilizados para que as sinalizações, em especial, as faixas de pedestres sejam respeitadas.”
Na imagem, equipe da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) parabeniza crianças pelas lições aprendidas. Elas entenderam que é importante todos respeitarem as regras de trânsito.
Equipes da Educação e de Mobilidade e Transporte atuam para multiplicar os cuidados com o trânsito
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ