Uma das premissas do programa Cidade das Crianças, o intercâmbio intergeracional entre as crianças e seus familiares e cuidadores já é uma das marcas da programação gratuita proposta pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) em seus equipamentos. E para este fim de semana, quando se comemora – no domingo (14) – o Dia das Mães, a temática da programação não poderia ser diferente. Confira os detalhes das atrações preparadas:
Fim de semana tem diversas opções gratuitas para o público infantojuvenil e seus familiares e cuidadores
Fábrica das Infâncias Japy
Na Fábrica das Infâncias Japy, as atrações aos finais de semana começam sempre às 10h30. Neste sábado (13), a atração programada é a Dança Esportiva para Mães e Filhos. Com mediação de Daiane Ciarrocchi e assistência de Andressa Rondon e Lívia Zane, a atividade é voltada para crianças de quatro a 11 anos, acompanhados de suas mães ou cuidadoras. O objetivo é propor a retomada das tradições de se dançar a dois em família, criando memórias e cultivando laços afetivos.
Já no domingo (14), também às 10h30, começa a contação “Histórias Imprevisíveis”, com Paulo Federal e Tom Wil, do Bicicletas Voadoras. A proposta da atividade é trazer histórias improvisadas, numa espécie de laboratório de criação do qual o público é o centro e a sintonia, a musicalidade, o ritmo e a inventividade são os elementos que movem o espetáculo.
Ainda no domingo (14), a partir das 11h, a oficineira Neide Pilekamp media a Oficina de pintura em echarpe com técnica tie-dye. A atividade tem 15 vagas gratuitas (preenchidas por ordem de chegada) e duração de duas horas. O material necessário também será fornecido no local.
A Fábrica fica na rua Lacerda Franco, 175 – vila Arens. Aos finais de semana, o espaço abre das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4521-0971.
Dança Esportiva para Mães e Filhos
Histórias Imprevisíveis
Biblioteca Municipal
Já a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot tem atrações no sábado (13), a partir das 10h, tem a oficina de marcadores perfumados em comemoração ao dia das mães, com a oficineira Neide Pilekamp. A atividade tem duração de duas horas, com vagas limitadas e oferta do material necessário.
Também às 10h, a Academia Jundiaiense de Letras (AJL) faz a sua reunião e que contará ainda com a apresentação de “Herança”, monólogo em que a atriz Luana U mostra recortes da vida de uma jovem mulher, pela perspectiva da relação entre mãe e filha.
Já a partir das 11h, a Biblioteca promove mais uma edição do Lê no Ninho, atividade lúdica e mediada de incentivo à leitura, de crianças de seis meses a quatro anos, acompanhadas de um adulto. Desta vez, haverá ainda a participação do grupo Cia. Uni Verso & Prosa. Há dez vagas gratuitas, preenchidas por inscrição prévia.
E no período da tarde, ainda para o público infantojuvenil, a 4 Banda faz, a partir das 15h, um show que envolve contação de contação de histórias com uma apresentação musical, na mescla de estilos – do rock ao samba, e do rap à MPB.
A Biblioteca Municipal fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. Aos sábados, o espaço fica aberto das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.
Neide Pilekamp media oficinas na Fábrica e na Biblioteca
Lê no Ninho
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ e Divulgação