Prevista na Lei de Mobilidade Urbana de Jundiaí, a ampliação da malha cicloviária teve mais um avanço no município. Desta vez, as adequações estão sendo realizadas na Avenida Navarro de Andrade que, com três quilômetros de extensão, contará com projeto de ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota.
Nas três imagens, a avenida Navarro de Andrade recebeu balizadores amarelos, pintura de solo com faixas vermelha e amarela, faixa branca de pedestre e placa que indica que é um caminho para a Rota das Frutas.Objetivo é oferecer…
…condições favoráveis…
…a ciclistas e motoristas
O projeto, com sinalização vertical e pintura de solo indicando que a via é rota de bicicleta, foi desenvolvido para permitir a integração modal, neste caso, com mobilidade ativa, uma vez que a Avenida Navarro de Andrade já é bastante utilizada pelos ciclistas, além de fazer parte da Rota das Frutas. “A requalificação viária, com nova sinalização e em alguns trechos com balizadores, cria condições favoráveis para a circulação com segurança e harmonia entre veículos motorizados e bicicletas”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
As estratégias para a implantação de malha cicloviária são desenvolvidas com base em estudos técnicos objetivando os seguintes fatores: sustentabilidade, tempo de execução, acessibilidade e, especialmente, para contemplar a população que utiliza a bicicleta como meio de locomoção para o trabalho, escola, serviços de saúde, terminais de ônibus, entre outros equipamentos públicos, bem como os frequentadores dos parques.
Assessoria de Imprensa