A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza na próxima segunda-feira (24), na Vila Hortolândia, nebulização veicular para conter o avanço da dengue. A região registra focos de transmissão da doença causada pelo Aedes aegypti, responsável também pelas arboviroses zika e chikungunya.
O trabalho terá início às 6h. O equipamento utiliza baixo volume de inseticida e elimina o mosquito adulto. A recomendação é para que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação.
A nova estratégia reforça as ações da VISAM de controle das arboviroses e dos criadouros do mosquito. Bairros como a Vila Jundiainópolis e o Jardim Fepasa também já foram percorridos pelo veículo com a nebulização.
Dois bairros já foram percorridos. São eliminados os mosquitos adultos
“A cidade está em alerta, com o recente aumento de casos. Diariamente, as equipes estão atuando, com orientação e ações nos bairros. Com essa nebulização veicular, atingimos o Aedes aegypti adulto, mas é preciso que a população elimine os criadouros onde as larvas se desenvolvem, senão, em pouco tempo, teremos novos mosquitos voando. Todos precisam colaborar. A dengue é uma doença que mata”, alerta a biomédica do órgão, Ana Lúcia de Castro Silva.
Último boletim de arboviroses aponta que o Município registrou, entre os dias 1 de janeiro e 19 de abril, 305 casos de dengue, sendo 224 autóctones e 81 importados, e dois casos importados de chikungunya.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ