As funcionalidades do Observatório Jundiaí tornaram-se conhecidas em reunião, nesta terça-feira (11), na Universidade das Nações Unidas – UNU, vinculada à ONU (Organização das Nações Unidas), em Guimarães, Portugal.
“Essa ferramenta fornece uma série de dados que revelam vários aspectos da cidade, tanto para a gestão quanto para o munícipe. Apresentá-la durante um encontro com lideranças internacionais coloca Jundiaí como uma referência na utilização de tecnologias e em boas práticas de gestão municipal”, comenta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que participa de missão da Frente Nacional de Prefeitos em Portugal.
Também compõem a comitiva de Jundiaí o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, o diretor-presidente da CIJUN, Amauri Marquezi, e o assessor especial de Cooperação Internacional, Sami Mansour.
Comitiva da Prefeitura de Jundiaí com a Professora Delfina Soares, em Guimarães
O Observatório Jundiaí foi desenvolvido pela CIJUN para a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). Nele é possível encontrar mais de 300 indicadores vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela ONU, que revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões da cidade, como dados das áreas de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, entre outras. Importante destacar que, após última atualização, o Observatório passou a agregar 117 indicadores voltados à Primeira Infância, incluindo dados sobre a cobertura de vacinas, saúde bucal, internações e matrículas escolares.
A ferramenta ainda possibilita o acompanhamento de cinco obras em tempo real, por meio de câmeras de monitoramento 24h.
Além da apresentação do Observatório, a comitiva de Jundiaí explicou sobre a medida inédita de capacitação de 50 servidores de carreira do município, por meio da realização de um MBA na área de governança e inovação dos serviços públicos, desenvolvido em parceria com a Universidade Anchieta. Pela manhã, a equipe ainda realizou uma visita ao Centro de Operações Integradas de Guimarães e também ao Laboratório da Paisagem, que serve para referenciar as pesquisas sobre desenvolvimento urbano e sustentabilidade.
A agenda da Frente Nacional dos Prefeitos segue até sexta-feira (14). Nesta quarta (12), o grupo segue para as áreas metropolitanas de Braga e Porto para visitas técnicas temáticas de gerenciamento de resíduos sólidos, startups e atração de investimentos.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação – Universidade da ONU de Governança Eletrônica (UNU E-gov)