Aconteceu na manhã deste domingo, na Fundação Serra do Japi, a cerimônia para celebração dos 40 anos do Tombamento da Serra. O encontro contou com falas do gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbana e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, que contou um pouco sobre todo o processo até o tombamento, e da superintendente da Fundação Serra do Japi, Vania Plaza Nunes. No final, o Coral Pio X realizou uma apresentação musical.
“Técnicos da Prefeitura de Jundiaí iniciaram os estudos a respeito da Serra em 1978, e então percebeu-se sua importância para o meio ambiente e a necessidade de se preservar toda essa região. Nem todos eram a favor, e por isso foi realizado em grande trabalho de diálogo com a população e os moradores para conciliar todas as demandas. Hoje, temos os Conselhos que realizam este importante trabalho de diálogo com a população”, afirma o gestor Sinésio.
Gestor Sinésio discursou sobre a história do processo de Tombamento da Serra do Japi
“Os 40 anos marcam uma data muito especial. O trabalho de pesquisa realizado hoje na Serra do Japi é fundamental não apenas para os município do seu território, mas a nível mundial”, explica Vania.
Seu Lauro Candioto foi um dos moradores que participou do evento. Ele vive na região da Serra há mais de 40 anos e participou de todo o processo. “Formamos um grupo de moradores que sempre foi a favor da preservação. Somos até hoje e ainda lutamos por isso. Devemos evitar as extravagâncias e conscientizar as pessoas quanto ao uso da área da Serra do Japi”, comenta.
Também estiveram presentes o professor João Vasconcelos, da Unicamp, professor Ricardo Rodrigues da ESALQ, e a professora Eleonore Setz, tanbém da Unicamp, e falaram sobre a importância fundamental da pesquisa na Serra e da preservação para milhares de exemplares da fauna e flora.
Vania Plaza recebeu membros da divisão ambiental da Guarda Municipal
Assessoria de Imprensa