Até o início de março deste ano já são 4.678 solicitações de atendimentos via Centro de Controle de Operacional (CCO) da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT). São demandas que necessitam da agilidade e orientação dos agentes de Trânsito.
Do total de agentes que trabalha nas vias municipais, um quarto utiliza motocicletas, o que permite que o atendimento chegue ao munícipe, em média, 60% mais rápido. As solicitações são para operações de trânsito, ações de fiscalização e sinalização e apoio em casos de queda de árvores e até rompimento de fiação, além de serviços de socorro em sinistros, entre outras.
Na imagem, agentes de trânsito que trabalham com motos conversam gestor de Mobilidade e Transporte da Prefeitura de Jundiaí sobre as ações realizadas, recentemente.
Agentes utilizam motos em operações de trânsito, apoio aos serviços de socorro em sinistros, entre outras solicitações
“Recentemente, apoiamos no atendimento à vítima de um sinistro envolvendo carro. Além da sinalização e operação, auxiliamos também na escolta da ambulância, da Rodovia Geraldo Dias até o Hospital São Vicente. Com o apoio das motocicletas, o percurso foi de 5 minutos e 37 segundos. A agilidade em situações que precisam de atendimento médico é essencial para salvar vidas”, recorda o agente de trânsito, Julio Cesar Fornazari Ribeiro, que coordena as equipes de moto.
Além de treinamentos, para a segurança individual dos profissionais, as equipes utilizam equipamentos de proteção e uniformes reforçados: botas, jaquetas e calças com material mais resistente, que foram entregues nesta semana. “Os agentes estão nas ruas 24 horas por dia, e desempenham um trabalho importante dando suporte, orientando e trazendo segurança nas vias municipais. Eles precisam de equipamentos de proteção adequados para fazer o pleno atendimento à população”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Assessoria de Imprensa