Desde segunda-feira (5), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tamoio passou a entregar medicamentos psicotrópicos, mediante a apresentação de receita médica, para usuários do sistema municipal de saúde dos bairros do entorno. Com isso, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) conclui a descentralização da dispensação deste tipo de remédio, chegando a todas as regiões do Município.
A medida atinge, além dos usuários do bairro, moradores do Caxambu, Vila Rui Barbosa, Vila Aparecida, Ivoturucaia, Jundiaí Mirim, São Camilo, Rio Acima, Colônia e Tarumã. A entrega será das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira. O equipamento fica na rua Orestes Barbosa, s/n.
“A descentralização da distribuição dos medicamentos psicotrópicos facilita o acesso ao tratamento, pois o usuário tem a opção de buscar o remédio em um equipamento mais próximo de sua casa. Essa é mais uma ação voltada para a humanização. Somente nesta região, mais de 90 mil usuários ativos poderão ser beneficiados com a oferta”, comenta a diretora do departamento de Atenção Básica à Saúde, Ana Paula Rosa.
Mais unidades
Em novembro, a Nova UBS Santa Gertrudes também passou a realizar a entrega dos psicotrópicos, beneficiando residentes do bairro e da Agapeama, Vila Comercial, Vila Maringá, Jardim Santa Gertrudes, Vila Rami, Pitangueiras e Jardim Esplanada. A oferta, atualmente, também se dá na Unidade de Apoio à Clínica da Família Hortolândia, na Clínica da Família I Novo Horizonte, e na Farmácia Central (para moradores de todas as regiões).
Todas as unidades possuem horário específico para a dispensação de medicamentos controlados e a entrega ocorre com a assistência de um farmacêutico para atendimento e orientação quanto ao uso.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ