Iniciadas em junho deste ano, as obras de implantação de uma nova rede de esgoto no Jardim Fepasa avançaram e a DAE Jundiaí já começou a fazer as ligações internas. No total, 180 imóveis e 700 moradores da rua Bom Sucesso serão beneficiados. O investimento é de R$ 2,4 milhões.
A rua Bom Sucesso já contava com rede de esgoto, entretanto, com o passar dos anos, as casas sofreram ampliações e acabaram ficando em cima da rede, impedindo o acesso e manutenções e gerando, com isso, extravasamentos.
DAE deu início às ligações internas da rede de esgoto; implantação da rede, com 1,1 quilômetro de extensão, está concluída
A nova rede terá 1,1 quilômetro de extensão, com diâmetro de 300mm. Para que o esgoto tenha destino correto, a DAE incluiu as ligações, casa a casa. De acordo com o gerente de Obras de Esgoto da empresa, Alexandre Mariano Silva, esta etapa requer cuidados. “Há imóveis em que o acesso é simples, mas há outros que necessitam de intervenções para que as ligações sejam feitas. Por este motivo, em alguns locais, serão necessários serviços pontuais na rua”, diz.
Moradora no Fepasa há 32 anos, Samaritana Toscano Fonseca já está com a ligação pronta. “Como minha casa fica um pouco acima do nível da rua, foi fácil localizar a rede e fazer a ligação”, conta. Segundo ela, os retornos de esgoto eram frequentes na rua. “Havia muito entupimento. Era bem complicado, mas agora a gente espera uma melhor qualidade de vida.”
Sandra Soares está no Fepasa há 39 anos e comemora a obra: “É mais saúde para nós”
Sandra Cristina Moraes Soares vive com o marido e três filhos. Ela está no Fepasa há 39 anos e já sofreu com a rede antiga de esgoto. “Qualquer chuvinha, o ralo do banheiro começava a cheirar mal. Ninguém aguentava”, lembra. Ela está otimista com a obra. “Isso vai se resolver. É mais saúde para nós”.
Após a conclusão das obras, os moradores precisarão resolver a questão da água de chuva, que não poderá ser conectada à rede de esgoto; o esgoto também não deverá ser ligado à galeria de águas pluviais. O objetivo é evitar vazamentos, retorno ou mau cheiro.
Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí
Fotos: DAE Jundiaí