Paralisia infantil, coqueluche, influenza, meningite, sarampo, entre outras. Essas são algumas das vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecidas gratuitamente para a população e que nesta segunda-feira (17), tem a data registrada no calendário nacional, como Dia Nacional de Vacinação.
Com a ampliação do prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil (Poliomielite), Jundiaí mantém a oferta de vacinas contra a doença e para as demais doses disponíveis nas Clínicas da Família e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de toda a rede municipal durante o horário de funcionamento de cada unidade.
“A vacinação é ferramenta para o combate de doenças. Nossos pais e avós foram essenciais para que a sociedade conseguisse superar epidemias e reduzir o número de pessoas com sequelas ou mortas, exatamente porque levaram os filhos para receber as doses de vacinas, rigorosamente. Agora, o nosso desafio é manter esse cuidado e evitar que a paralisia infantil retorne, assim como aconteceu com o sarampo”, alerta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.
Em Jundiaí, são 35 pontos para a aplicação de vacinas, que podem ser consultados no site da Prefeitura de Jundiaí.
DESCRIAÇÃO DE IMAGEM: menina com menos de três anos, cabelos encaracolados castanhos e blusa rosa,
Campanha de dose de reforço contra a poliomielite (paralisia infantil) está em andamento em toda a rede de saúde de Jundiaí
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ