Articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) da Prefeitura de Jundiaí, a força-tarefa de apoio para a intensificação à vacinação de reforço das crianças menores de 5 anos contra a paralisia infantil ganhou o apoio, nesta quinta-feira (13) da Associação de Administradores de Recursos Humanos (AJARH) e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Jundiaí. A campanha segue até o dia 31 de outubro, com disponibilização das gotinhas em todas as Unidades Básicas de Saúde e Clínicas da Família de Jundiaí, durante o horário de atendimento de cada equipamento.
Em reunião virtual, realizada na manhã desta quinta-feira (13), a coordenadora da AJARH – que responde por cerca de 30 empresas instaladas em Jundiaí, muitas delas multinacionais instaladas em Jundiaí -, Débora de S. M. Carvalho, formalizou o apoio à campanha. “Todos os integrantes consideram o tema e a campanha de vacinação contra a Pólio de suma importância, por isso vão incentivar seus funcionários, através de conscientização e também dos departamentos de medicina do trabalho, a levarem seus filhos para vacinar”, ressaltou.
Vacinação é realizada em todas as UBSs de Jundiaí e em pontos específicos aos sábados. No Dia das Crianças, a aplicação foi no Parque da Cidade e no Mundo das Crianças
A apresentação da cobertura vacinal contra a paralisia infantil de Jundiaí e do Brasil foi apresentada pela enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE) de Jundiaí, Maria do Carmo Possidente. “Temos pouco mais de 60% das crianças de 1 a 4 anos com a dose de reforço contra a Pólio recebida. A doença, que estava erradicada, pode retornar caso a imunização não atinja o patamar superior a 95%. Em muitos países a doença ainda existe e em alguns em que já estava erradicada, o vírus voltou a circular”, alertou.
Para o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, o apoio das equipes de recursos humanos das empresas fortalece o movimento de Jundiaí, Cidade das Crianças. “O apoio da AJARH mobilizará cerca de 25 mil trabalhadores das 30 empresas integrantes do grupo. São representantes de famílias da cidade. Essa ampla divulgação e o envolvimento de todos os setores para o combate à paralisia infantil trarão ótimos resultados junto à comunidade”, argumentou.
Ao longo da semana, as gotinhas estão disponíveis em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Clínica da Família. No próximo sábado, dia 15, a Clínica da Família Vila Hortolândia (rua Campinas, 58) atenderá para vacinação contra paralisia infantil, 8h30 às 15h30. Além desta dose, as demais vacinas também estarão disponíveis.
A gerente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Jundiaí, Cássia Maria Stuchi, afirma que a entidade também ajudará na divulgação desta importante campanha contra a paralisia infantil. “Vamos divulgar em nosso mailing e redes sociais, atingindo um número maior de associados”, destaca.
Assessoria de Imprensa