Balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação aponta que 4.704 crianças de Jundiaí tomaram o reforço contra Pólio, ou seja, 23,4% das 20.100 aptas a tomar a vacina. A campanha termina nesta sexta-feira (9), caso o Ministério da Saúde não prorrogue a data. A meta é atingir pelo menos 95% do público-alvo.
A gotinha é para crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente de já terem tomado todas as doses na rotina, desde que tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A ação visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País, além de atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Criança tomando vacina gotas
A vacinação ocorre nas UBSs e nas escolas de educação infantil. Meta é atingir 95% do público-alvo
No Município, a aplicação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário das salas de vacinação. A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em parceria com a Unidade de Educação (UGE), também está vacinando as crianças em escolas de Educação Infantil I (1 a 3 anos) da rede municipal de ensino e nas creches conveniadas, na presença dos pais ou responsáveis, ou mediante autorização assinada.
“Durante toda a semana, estamos intensificando a aplicação nas escolas e também convocando a população para que leve as crianças e os adolescentes às UBSs. Em todo o País, os números permanecem abaixo do esperado. É importante lembrar que o vírus da Pólio continua circulando. Em países como os Estados Unidos e Israel, onde a doença já estava erradicada, ressurgiram casos. A Poliomielite é uma doença grave e não há cura, uma vez instalada a forma paralítica”, enfatiza a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.
Para a multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Estão disponíveis vacinas contra meningite, hepatite, difteria, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, entre outras.
Covid-19
O Município também prossegue com a vacinação contra Covid-19, nas UBSs. Já o novo polo de vacinação contra Covid, na Cidade Administrativa (antiga Creche do Idoso), permanece como ponto exclusivo para a aplicação da quarta dose para pessoas com mais de 18 anos e que receberam a D3 há pelo menos quatro meses (122 dias) e o imunizante Coronavac para crianças entre 3 e 4 anos. No local, também está sendo disponibilizada a vacina contra Influenza para pessoas a partir de 6 meses.
Devido ao feriado nacional do Dia da Independência do Brasil não haverá atendimento para vacinação nesta quarta-feira (7), retornando na quinta-feira (8).
Sábado (10), Jundiaí realiza mais um dia de Multivacinação. A UBS Hortolândia estará aberta das 8h às 12h, e a UBS Rami e a Nova UBS Tulipas, atenderão das 8h30 às 11h30 e das 13h às 15h30.
Confira o endereço das UBSs
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ