Com o objetivo de promover o controle da natalidade de cães e gatos, diminuir o número de animais abandonados e de maus tratos, o Departamento do Bem-Estar Animal (DEBEA), ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), oferece o serviço de castração gratuita. Somente no primeiro semestre de 2022, foram realizadas 1.235 castrações.
“Os números são referentes à castração de cães, gatos, machos e fêmeas, tanto de tutores, como de gatos de colônia, que são os de bando, em vida livre ou que vivem de maneira independente”, explica a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos.
A castração dos cães e gatos é oferecida gratuitamente pelo Departamento. “Neste ano, estamos oferecendo o serviço quinzenalmente na sede do próprio DEBEA e em mutirões em bairros onde há maior concentração de animais. Já promovemos na região da Terra da Uva, Jardim do Lago e o próximos estão previstos para o segundo semestre”, comenta o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.
DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Cachorro com pelagem preta, está sentado em um banco de madeira, com árvores atrás.
Debea oferece a castração gratuita para o controle de natalidade de cães e gatos
Os tutores interessados em castrar cães e gatos pelo DEBEA devem fazer o cadastro no site ou pelo aplicativo de celular APP Jundiaí, no serviço Cadastro de Animais para Castração. Podem ser inscritos cães e gatos com idade entre três meses e oito anos e mais de um quilo, machos ou fêmeas.
O chamamento dos animais leva em consideração critérios epidemiológicos. “É importante alertar que, após o cadastro, os tutores devem salvar o número de telefone 11 4589-8386 na agenda do celular como DEBEA, pois é dele que são realizados os contatos e muitas pessoas não atendem por não conhecerem o número. Esse não é um telefone que recebe ligação, apenas efetua por meio de sistema. Outro ponto de atenção é que os tutores também devem manter os dados do cadastro atualizados. As alterações podem ser feitas diretamente na página do cadastro, basta fazer o login e atualizar as informações”, comenta Daniela.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ