O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), voltado para o atendimento à população em situação de rua e encaminhamento à rede socioassistencial, passou a funcionar 24 horas por dia, através de acionamento pelo telefone (11) 98531-0146. Até então, o serviço funcionava das 7h30 às 22h. Fora desse horário, os chamados eram atendidos pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), através do telefone 153.
O SEAS é um serviço de execução indireta da Prefeitura, por meio do Serviço de Obras Sociais (SOS). Para a expansão, o serviço recebeu reforma de central própria. Houve também o acréscimo de pessoal, de dez para 22 profissionais, entre coordenação, administrativo, motoristas e orientadores sociais.
“Com estas melhorias no SEAS, o atendimento ganha agilidade. Quem identificar indivíduo em situação de rua ao longo do dia pode sempre encaminhá-lo ao Centro Pop, que é a porta de entrada dos serviços. Já fora do horário comercial, basta ligar, independente do horário, diretamente para o SEAS, que irá destinar uma equipe técnica para a realização da abordagem e encaminhamentos necessários”, explica a assessora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) Renata Mangieri.
Para a expansão do horário de atendimento, instalações do serviço ganharam reforma para implantação da nova escala 24 horas
A gestora da UGADS, Maria Brant, explica que além da garantia de proteção social, o objetivo principal da Rede Pop Rua é viabilizar o processo de saída das ruas dos usuários do serviço. “As melhorias dos serviços reforçam a integração que já existia entre os diversos agentes envolvidos. O processo de entrada nas ruas é sempre multicausal e, portanto, a saída também envolve diversos fatores. Somente através da inclusão do indivíduo na rede é que conseguimos referenciá-lo e trabalhar de modo técnico para que ele se recoloque em pé e consiga restabelecer seu protagonismo de vida”.
A coordenadora do SEAS, a assistente social Edinéia Carneiro, explica o funcionamento do serviço. “Com os novos integrantes do serviço, as equipes contam sempre com orientadores em duplas. Durante o dia, há duas equipes fixas percorrendo a cidade. Uma delas no Centro realiza as abordagens a pé e articula ações intersetoriais com a GMJ, a partir de sua base móvel. Já a outra equipe, de carro, realiza as ações programadas pela cidade e faz a cobertura de pontos fixos, em feiras livres e semáforos, ou atendendo a chamados. Agora durante a noite, contamos sempre com motorista e orientadores sociais para atendimentos de chamados”.
Todos os abordados pelo SEAS que aceitam a inclusão na Rede Pop Rua são direcionados ao Centro Pop se a abordagem for ao longo do dia. Durante a noite, os encaminhamentos são feitos à Casa de Passagem, que também é de responsabilidade do SOS e que recentemente ganhou nova sede inteiramente reformada pela Prefeitura. Outra atuação conjunta com o SEAS é com as equipes do Consultório na Rua, ligado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), voltado, principalmente, para o atendimento a pessoas, em situação de rua ou não, e que fazem uso de álcool e outras drogas.
Equipes atuam de forma integrada com a GMJ e Consultório na Rua
Menos Esmola Mais Dignidade
A fim de incentivar a inclusão dos indivíduos na Rede Pop Rua, a UGADS também lançou a campanha “Menos Esmola Mais Dignidade”. O objetivo da iniciativa é conscientizar a população para as possibilidades de apoio para além da doação de esmolas e incentivar a inclusão dos usuários na rede socioassistencial, que trabalha de forma técnica no plano individual de cada atendido. Saiba mais sobre a campanha.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ