Segundo o infectologista, manter os cuidados são essenciais para evitar a propagação da doença
04/01/2022 às 17h25
Médico da rede de Saúde alerta sobre cuidados na prevenção de síndromes gripais
Marco Aurélio Cunha atua no setor de infectologia do Hospital Municipal de Itupeva
A Prefeitura de Itupeva registra aumento dos casos de síndromes gripais tanto no Hospital Municipal quanto na Unidade Respiratória e nas Unidades de Saúde. Com isso, a Secretaria de Saúde pede à população que se previna contra a doença.
Mesmo antes da pandemia do Coronavírus era essencial estar atento aos sintomas de gripe. Mas agora a situação é outra, como explica o infectologista Marco Aurélio Cunha de Freitas, do Hospital Municipal. “Com o início dos sintomas, a pessoa pode até se automedicar com Dipirona ou Tylenol, para passar o mal-estar. Além disso, é preciso ficar em alerta para outros sintomas, como falta de ar, que indica agravamento. Quando isso acontecer é necessário procurar ajuda médica”, disse o infectologista.
O Coronavírus e as síndromes gripais apresentam sintomas similares: tosse, dor de garganta, mal-estar, dores no corpo e cansaço. “Por isso, em Itupeva, todas as pessoas que procuram por atendimento médico são testadas para a Covid. É quase impossível diagnosticar apenas pelos sintomas, já que são parecidos”, explicou.
Ainda segundo o infectologista, manter os cuidados são essenciais para evitar a propagação da doença. “As medidas protetivas são essenciais. Algumas delas são a própria vacina contra a Covid-19, considerando também a dose de reforço, o uso da máscara e a higienização das mãos”, comentou.
Está com sintomas? Saiba onde procurar atendimento:
A Prefeitura de Itupeva implantou o atendimento da Unidade Respiratória todos os dias das 7 às 19 horas, em uma sala no antigo prédio da Unidade Sentinela, na rua Professora Deolinda Silveira de Camargo, 176 (ao lado do Ginásio de Esportes Dorival Raymundo), no Jardim São Vicente.
Já o atendimento para o público infantil é no Hospital Municipal de Itupeva. Ali também são os atendimentos de urgência e emergência para o público adulto.
Além disso, as Unidades de Saúde atendem de segunda a sexta.