Ao longo de 2021, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) deu início à construção do Plano de Mobilidade Urbana. Seu objetivo é pensar em alternativas para fluxo de veículos e em investimentos para a abertura de mais ciclovias e mais espaços e estímulos à caminhabilidade, além de outros benefícios.
Implantação de uma linha de ônibus expressa entre os terminais Eloy Chaves e Central já faz parte de um teste ligado ao Plano
“Nós entendemos que, uma vez voltado para melhorar a mobilidade, o plano também contribuirá para a mitigação de problemas relacionados ao trânsito, diminuindo o trânsito em diferentes viários da cidade”, declara o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “O plano ainda não foi finalizado, mas já começamos a colocar em prática algumas experiências que estão contidas nele, como a implantação de uma linha de ônibus expressa entre os terminais Eloy Chaves e Central nos horários de pico.”
Durante o ano também foram realizadas duas audiências públicas sobre o desenvolvimento do Plano, com a participação da população, que pôde fazer apontamentos. Na primeira audiência, a empresa Logit, contratada para assessorar a Prefeitura na elaboração do estudo, auxiliou também na apresentação de um primeiro diagnóstico sobre a situação da mobilidade na cidade e, na segunda, foram apresentadas propostas para melhorar a mobilidade, como investimentos para a abertura de mais ciclovias, melhora no transporte público e na caminhabilidade.
Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ