Quem visitar os jardins do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão poderá conferir logo na entrada pela rua Barão de Jundiaí uma nova instalação em forma de painel com a cópia do auto de criação da “vila de Jundiahy”.
O documento, que se encontra no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal, trata da elevação da então freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Jundiahy à categoria de vila de Jundiahy, num dia 14 de dezembro, como nesta terça-feira. A grande descoberta, feita e apresentada ao prefeito Luiz Fernando Machado em 2018 pelo cientista social Samuel Vidilli, no entanto, refere-se ao ano do ocorrido: 1656, e não 1655 como até então se acreditava.
No painel estão reproduzidas as primeiras páginas de um traslado (cópia) de 1767 do original, e uma tradução paleográfica, por profissional juramentado. Quem quiser conferir os documentos na íntegra pode, a partir de um QR code, verificá-los no site da Cultura.
Conteúdo na íntegra dos documentos pode ser acessado a partir de QR Code
Vidilli explica a motivação de sua pesquisa e a importância da descoberta. “Em 2018 iniciei uma pesquisa para escrever um livro sobre a cidade e, sem sair de casa, recorri ao site do Arquivo da Torre do Tombo. Com a palavra ‘Jundiaí’ não obtive resultados. Então inseri ‘Jundiahy’ no campo de pesquisa e este foi o primeiro documento a aparecer. A vila, no período imperial, é a organização política mínima e, portanto, neste dia comemora-se o aniversário, com a mudança somente quanto ao ano. O grande tema que envolve a divulgação desde documento é a necessidade de que todos possam acessá-lo”.
O gestor da UGC, Marcelo Peroni, explica a escolha pelo local da instalação. “A proposta deste painel é democratizar uma informação, torná-la acessível a todos. E os jardins do Solar pareceram uma escolha óbvia, não somente pelo fluxo de visitantes e pelas memórias afetivas que ele suscita, mas pela sua localização, próximo à matriz, onde a cidade começou”.
A programação completa do aniversário da cidade pode ser conferida no site Jundiaí 365 anos.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ