Setembro é o mês da visibilidade da comunidade surda brasileira, conhecido como “Setembro Azul”. Em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Cultura promove de 21 a 25 deste mês uma semana dedicada a palestras e oficinas temáticas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais Cultura Jundiaí no Facebook e YouTube, com tradução simultânea para ouvintes.
A transmissão das oficinas também será aberta ao público. Os interessados em acompanhar as oficinas como participantes, no entanto, deverão se inscrever por meio de formulário on-line. Estão disponíveis 50 vagas por oficina.
Os objetivos da promoção são o de promover a conscientização da sociedade sobre a acessibilidade do surdo ao trabalho, a educação, a saúde, possibilitando assim melhores condições de vida, dignidade e cidadania; bem como divulgar as conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos.
O Dia Nacional dos Surdos é comemorado no dia 26 de setembro. A data foi escolhida porque neste dia, em 1857 a comunidade surda teve uma grande vitória: a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil, atualmente conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Confira a programação completa:
Terça-feira (21)
19h30 – Palestra “Cultura Surda”, com Milton Romero Filho – palestrante surdo;
20h30 – Palestra “Contação de História para crianças surdas”, com Alicyary Queiroz – palestrante surda;
Quarta-feira (22)
19h30 – Oficina: “Poesias do alfabeto da língua brasileira de sinais”, com Pollyana Cristina – palestrante surda.
Quinta-feira (23)
19h30 – Palestra “Tradução no contexto das gírias”, com Lyndsen Andrade – palestrante surda;
Sexta-feira (24)
19h30 – Oficina: “Poesia em Libras”, com Fábio de Sá – professor surdo;
Sábado (25)
16h – Oficina: “Slam”, com Catharine Moreira – professora surda.
Palestras e oficinas terão transmissão ao vivo pelas redes sociais Cultura Jundiaí no Facebook e YouTube