A entrega da horta comunitária e da área de lazer, com espaços de brincar, no Jardim São Camilo, marca mais uma etapa do projeto de requalificação do bairro, liderado pela Unidade de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA). As novas instalações, localizadas na Rua Gerôncio Pereira da Silva, integram ações que visam melhorar a qualidade de vida dos moradores e promover o uso sustentável dos espaços públicos.
“É a segunda obra do plano de requalificação do São Camilo. Entregamos, nos últimos meses, uma praça na Rua Gerôncio e agora entregamos a horta com a área de lazer, que já estão sendo ocupadas pela população”, afirmou Paula Siqueira, diretora de Projetos Urbanos da Prefeitura.
Primeiro plantio da horta comunitária foi realizado por técnicos da Prefeitura junto a moradores da região
O projeto, que envolve a criação de áreas verdes e de convívio social, foi planejado como parte da requalificação do bairro para valorizar o espaço urbano. José Gomes dos Santos, morador há 34 anos da região, comentou sua satisfação com o espaço. “Gosto de mexer com a terra e usar esse espaço como horta é muito importante para mim”, afirmou.
Sérgio Pompermaier, engenheiro agrônomo da Prefeitura, destacou os impactos positivos da iniciativa. “A ocupação dos espaços com hortas melhora o ambiente, resgata histórias de vida das pessoas relacionadas à lavoura e fortalece a segurança alimentar, com verdura fresquinha perto de casa”, disse.
No primeiro plantio, os moradores cultivaram alface, chicória, beterraba, salsinha e pimentão. A obra contou com o apoio da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e da Educação, por meio do Vale Verde. Para o bairro, os planos futuros incluem a requalificação das vielas para melhorias em segurança, drenagem e acessibilidade, consolidando a transformação do Jardim São Camilo. Também participaram do plantio a Assessora de Políticas Governamentais, Milena Ferrarezi, e as estagiárias da UGPUMA, Mayara Borsoti Roman e Estella Lima de Oliveira Cardoso.
Diversas hortaliças foram plantadas
José Gomes dos Santos, morador há 34 anos da região, comentou sua satisfação com o espaço
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ