Jundiaí realiza neste sábado (30) o dia D de Mobilização contra as arboviroses. A ação também marca o início da Campanha contra a Dengue 2025. Das 9h às 16h, a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), estará na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), chamando a atenção das pessoas para o combate do mosquito Aedes aegypti e prevenção da dengue, zika e chikungunya.
“O clima está favorável e precisamos permanecer em guerra contra o Aedes. Estamos agindo em todas as regiões do Município, mas reiteramos que a contrapartida da população é necessária. Esse é o alerta que faremos. Vamos conversar, relembrar as orientações e as condutas. Infelizmente, ainda encontramos muitos recipientes com água parada nos imóveis”, ressalta a gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.
A ação visa conscientizar a população. Muitos criadouros do Aedes aegypti são encontrados nos quintais
Quem passar pela região também poderá, na barraca educativa do órgão, conhecer o ciclo biológico do Aedes aegypti. Já para as crianças, haverá um cantinho especial. “Todos serão envolvidos. Se não houver conscientização e mobilização, teremos uma nova epidemia no próximo ano”, acrescenta.
Cenário
Conforme o último Boletim de Arboviroses, Jundiaí acumula 22.713 casos de dengue, com 16 mortes; 4 casos de chikungunya; e nenhum caso de zika.
Levantamento realizado aponta que os bairros Jardim Tamoio, Santa Gertrudes, Jardim do Lago, Ivoturucaia, Vila Rami, Agapeama, Jardim Tulipas, Vila Hortolândia, Vila Ruy Barbosa e Vila Nambi seguem com risco para novos casos de dengue.
Neste ano, mais de 123 mil ações já foram realizadas pela VISAM, incluindo visitas em imóveis para a verificação de possíveis criadouros do mosquito e orientação à população; investigações epidemiológicas de casos suspeitos; e vistorias motivadas por meio do canal 156. Também de maneira rotineira, o órgão promove atividades educacionais e vigilância aos pontos estratégicos, como cemitérios, ferros-velhos, borracharias e floriculturas, e divulgações na mídia para conscientização dos munícipes.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ