Pelo segundo ano consecutivo, a DAE Jundiaí conquistou a nota “brAA” em uma avaliação feita por uma agência classificadora de risco de crédito, a Austin Rating. Além disso, a perspectiva da empresa foi elevada de “neutra” para “positiva”, o que, segundo a Austin é reflexo “dos bons resultados financeiros obtidos em 2023, com destaque para melhora nos indicadores de rentabilidade, endividamento, custos e capacidade de pagamento”.
Com 650 servidores e saneamento universalizado, a DAE conquistou a nota “brAA” e teve a perspectiva levada de ‘neutra’ para ‘positiva’
De acordo com a classificação da agência, a nota obtida pela DAE é a segunda maior na escala de confiança da Austin Rating e é atribuída a empresas dotadas de negócio seguro e valorizado, com excelente solidez financeira. “A validação pela Austin Rating é motivo de orgulho e reforça a boa condução feita por Jundiaí no que diz respeito aos serviços de água e esgotamento sanitário. O saneamento transforma a vida das pessoas e dos municípios de maneira muito significativa”, avalia o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.
O diretor superintendente de Gestão da empresa, Evandro Biancarelli, aponta que a DAE está no caminho certo. “A evolução da nossa perspectiva, de neutra para positiva, indica que estamos no caminho para, no futuro, obter a nota máxima (‘brAAA’).”
Posição estratégica
De acordo com o economista-chefe da agência, Alex Agostini, a DAE tem reportado crescimento constante de sua receita líquida, lucros recorrentes e boas margens (bruta, operacional e EBITDA), “as quais reforçam a cobertura para pagamento de suas obrigações e continuidade do crescimento da empresa”, diz. “A classificação de risco também é beneficiada pela posição estratégica ocupada pela empresa como prestadora de serviços de primeira necessidade”, complementa.
De acordo com o relatório emitido pela Austin, o rating também considerou, de forma positiva, a eficiência técnica e a qualidade dos serviços prestados, apresentando melhores indicadores operacionais – o que inclui temas como níveis de perdas, cobertura dos serviços de distribuição de água, coleta, afastamento e tratamento de esgoto, por exemplo – quando comparados à média do setor e as metas de universalização.
Atualmente, a DAE atende 99,65% da população urbana e rural de Jundiaí com redes de água e 98,81% com redes de esgoto, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado. A empresa conta com cerca de 650 colaboradores.
Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí
Foto: DAE Jundiaí