Com o feriado de Finados se aproximando (2 de novembro), a expectativa da Fundação Municipal de Ação Social, unidade que administra os cemitérios municipais, ou seja, o Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Montenegro, é que 20 mil pessoas visitem os jazigos durante o final de semana.
O horário de funcionamento, assim como nos dias habituais, será das 7h às 17h, lembrando que as reformas e limpezas ficam interrompidas durante o período para que não atrapalhe o fluxo de visitantes.
Comércio
Quanto a permanência de ambulantes no entorno dos cemitérios, a Divisão de Fiscalização do Comércio informa que no dia 8 de outubro foi publicado o Edital 41/2 de chamamento público para comércio eventual de finados, com distribuição de 10 pontos para o Cemitério Nossa Senhora do Desterro e 10 para o Cemitério Nossa Senhora do Desterro, com foco no comércio de velas e flores. A orientação é comprar somente dos vendedores autorizados os quais poderão ser identificados por crachás fornecido pela Prefeitura.
Trânsito
Para melhor fluxo de veículos no entorno dos cemitérios, a Divisão de Operação de Trânsito, órgão ligado à Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), informa que será interditada a avenida Henrique Andrés, no trecho compreendido entre a rua Profº Luiz Rosa e rua Anchieta, Cemitério Nossa Senhora do Desterro, avenida Nelson Vilaça. No Cemitério Nossa Senhora do Montenegro, no trecho compreendido entre a rua Embú e rua Leme.
A interdição acontece entre os dias 1 e 3 de novembro, das 6h às 18h. Quanto às vagas de estacionamento a indicação é procurar sempre por aquelas permitidas e disponíveis na região.
Missas
Para quem desejar, haverá missas no Cemitério Nossa Senhora do Desterro às 8h, 10h e 16h e no Montenegro às 15h.
Plantas e vasos
Em recente ação nos cemitérios municipais, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realizou ação de limpeza para evitar acúmulo de água no vasos de flores depositados nos jazigos. A ação e orientação valem para o final de semana, em especial para que o visitante evite levar porta velas, papel celofane, flores artificiais que acumulem água. O alerta sobre os cuidados é para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A orientação durante a visita aos jazigos é que se evitem vasos ou acessórios que acumulem água
Assessoria de Imprensa
Foto: PMJ