Em cerimônia realizada na noite dessa terça-feira (02), a Cia. Jovem de Dança de Jundiaí recebeu a sua segunda estatueta do Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Artes. Resultado pela coreografia “Dança pra Lua”, para a qual, somente nesta 68ª edição do prêmio o grupo recebeu quatro indicações na categoria Dança, a premiação foi entregue em noite de gala com artistas e autoridades no tradicional teatro Sérgio Cardoso, da capital.
CONFIRA AS FOTOS DA PREMIAÇÃO
O icônico troféu do Prêmio foi resultado da vitória como “Melhor Espetáculo” de Dança pelo corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), representada na cerimônia pelo elenco; pelo diretor artístico da companhia, Alex Soares; pelo gestor da UGC, Marcelo Peroni; e por Ivan Bernardelli, artista que assinou o trabalho por meio de edital lançado para contratação de novos coreógrafos.
Cerimônia de entrega foi realizada no Teatro Sérgio Cardoso, onde a Cia. tem apresentação marcada para o fim do mês
“Indicações e premiações como esta atestam como acertada a decisão da Prefeitura pela retomada, em 2018, da companhia de Dança com este perfil jovem e inovador. E isso resulta não só a participação de Jundiaí nos mais conceituados ambientes do fazer artístico, como atrai os olhares de fora para o pioneirismo do Município, movimentando o eixo das Artes e da Cultura em direção ao interior do Estado”, comentou Peroni.
O diretor artístico da companhia, Alex Soares, falou da alegria e da importância por mais este reconhecimento. “Ficamos muito felizes pelo reconhecimento do trabalho e da trajetória da companhia, que vem numa constância de indicações e prêmios. Ainda mais pelas várias indicações que vieram na categoria da Dança. Tem também a sua importância simbólica, pois foi um espetáculo feito por uma equipe de várias pessoas e resultado do edital de participação de novos coreógrafos, o que fomenta a presença de novas vozes e criadores no cenário da Dança.”
No total, foram entregues 63 premiações, em sete segmentos para cada uma das nove categorias – Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Televisão, Rádio, Teatro Infantojuvenil e Teatro.
A primeira estatueta do Prêmio APCA para a Cia. Jovem de Dança veio em 2022 com a série de vídeos do Mês do Patrimônio gravada em pontos da cidade, na categoria “Projeto, Programa, Difusão e Memória”. Ainda pelo Prêmio, o grupo acumula já sete indicações, também por obras como “P.A.Q.U.I.T.A” e “TikClog Dance”. O grupo jundiaiense também já foi nomeado, em dezembro do ano passado, para o “Prêmio Governador do Estado de São Paulo”, com o espetáculo “Instagrimm”.
Coreografia sobre o satélite natural da Terra rendeu ao grupo a sua segunda estatueta do Prêmio, que já está em sua 68ª edição
Mais Cia. Jovem de Dança
Com marcas de circularidade, ciclos, mandalas e espelhamentos, “Dança pra Lua” celebra o astro mágico que ilumina as nossas noites, por meio de homenagens, ritos e cerimônias os mais diversos povos e religiões que compõem o Brasil.
CONFIRA AS FOTOS DE ‘DANÇA PRA LUA’
Quem ainda não viu a coreografia premiada terá uma nova oportunidade, durante o espetáculo da companhia no Teatro Polytheama no domingo (28), a partir das 18h. A noite também reserva a estreia de uma nova coreografia do grupo sobre “hygge”, conceito dinamarquês que envolve felicidade, bem estar de alma e conforto, e está sendo construída pelo elenco juntamente com bailarinos convidados da Koma Ballet, da Dinamarca, em intercâmbio no Brasil.
Antes disso, neste domingo (07), às 19h, a Cia. apresenta no Polytheama a coreografia de “Instagrimm”, como convidada na “2ª Mostra de Dança Contemporânea Infantojuvenil”, da Dança Criativa Andressa Rondon.
Já na segunda (29), às 20h30, o grupo volta ao Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, para um espetáculo em que irá reapresentar as coreografias “Aquilo que guardo” (obra de Sarah Raquel sobre o universo poético de Elis Regina), “Mulher jovem com os olhos fechados, c.1890” (de Alex Soares, com a colaboração do elenco, sobre a vida e obra de Camille Claudel) e a coreografia inspirada no conceito dinamarquês “hygge”.
Jovens foram recebidos pela secretária Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ