O Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (NAPD), que integra a Unidade de Gestão de Promoção a Saúde (UGPS), por meio de doação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a partir da articulação com a Rede Jundiaí de Cooperação – ligada a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) irá receber, até 2025, 200 cadeiras de rodas de nível intermediário, além de oferecer treinamento para os profissionais do NAPD, com a duração de 40 horas para a prescrição individual dos equipamentos conforme a necessidade de cada paciente.
“A proposta é qualificar nossos parceiros em serviços de cadeiras de rodas, de forma que eles tenham autossuficiência para a execução do trabalho, e não só fazendo a doação. O nosso propósito é permitir que os pacientes assistidos pelo programa tenham uma qualidade de vida melhor de forma que eles possam ser inseridos na sociedade”, explica Fabio Mottla, Coordenador do Programa de Serviços Humanitários, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
As cadeiras de rodas intermediárias serão doadas para o NAPD
“A parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias alcança a segunda fase, com maior complexidade nos equipamentos. Somar forças, de maneira integrada, é a missão da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças. Quem agradece é a cidade, que recebe capacitação e equipamentos “, reforça a diretora de Parcerias Estratégicas, Daniele Ruiz.
Ao todo, serão disponibilizadas 140 cadeiras de rodas do modelo básico, que atende pessoas com problemas de mobilidade permanente e com controle de tronco, e 60 cadeiras padrão intermediário com o foco nas pessoas com problemas de mobilidade permanente e sem controle de tronco, necessitando de mais recursos do equipamento.
Além da doação das cadeiras intermediárias…
…os profissionais do NAPD receberão curso de capacitação
Desde dezembro de 2021 o NAPD, já fez a entrega de 300 cadeiras de rodas, a partir de doações realizadas pela igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. São equipamentos prescritos sob medida para atender as necessidades de cada paciente.
Com a doação das cadeiras, a ideia é zerar a fila de espera dos pacientes
“A qualificação da nossa equipe é de extrema importância, pois com essa capacitação conseguimos fornecer uma produção de cuidados de forma integral ao paciente, pois devemos ter em mente que, a partir do momento em que o assistido senta em uma cadeira de rodas, ela se torna uma extensão do seu corpo, e por isso devemos garantir o máximo de autonomia e conforto possível para ele, objetivando zerar a fila de espera por cadeiras de rodas especiais”, destaca Vanessa Vicentini, Gerente do NAPD.
A capacitação vai até o sábado (6), onde fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e usuários vão participar também da qualificação.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ