O Jardim Santa Gertrudes recebeu, na manhã desta sexta-feira (28), a ativação da mais nova Área da Infância de Jundiaí, espaço qualificado vinculado ao programa Cidade das Crianças. Para marcar a novidade, as crianças das Emeb Wilma Nalin Fávaro e Professora Mercedes Basile Bonito percorreram o trajeto da nova Área, em direção à praça situada em frente ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Sul, onde puderam brincar livremente e nos brinquedos naturalizados e não-estruturados.
CONFIRA AS FOTOS
Além da identidade da campanha Pé de Infância, presente em todo o trajeto, a praça conta também com instalações acessíveis, resultado das demandas da população escutada durante o processo de concepção do novo local. Entre elas estão um totem de comunicação alternativa e ampliada, com sentimentos, necessidades e ações para ser indicadas por pessoas com dificuldade de comunicação, além de sinalização pensada para a altura das crianças e com indicação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Crianças das EMEBs no entorno circularam pela área
“Assim como as demais Áreas da Infância e do programa Cidade das Crianças, este novo espaço qualificado no jardim Santa Gertrudes é o resultado da escuta das crianças e do olhar intersetorial da Prefeitura, integrando os diversos serviços educacionais e socioassistenciais já presentes no bairro”, comentou o prefeito, Luiz Fernando Machado.
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, falou da importância da presença das pessoas em espaços como as Áreas da Infância. “A presença de crianças em espaços transformados e requalificados como este é um símbolo para nós adultos. É um lembrete de que as crianças devem ocupar as ruas e as praças, espaços brincantes em geral, onde podemos sentar, contemplar a natureza, observar como elas se comportam enquanto brincam e reativar algumas memórias afetivas. São elementos contemplativos que nos ajudam a buscar ainda mais nossos aspectos enquanto seres humanos.”
As Áreas da Infância são espaços para o lazer das crianças e dos adultos
Além de crianças e demais moradores locais, a ativação contou com o cortejo animado pela Trupe Pling! e pela mascote agente Vaguinho, e com as presenças das equipes e usuários do programa Criança Feliz e demais serviços socioassistenciais. Os agentes de trânsito e da Guarda Municipal de Jundiaí acompanharam o trajeto, garantindo a segurança das crianças.
Comerciante da região, o Samuel Maldonado foi ao novo espaço acompanhado da mãe Vilma e da sobrinha Manuela, de um ano e seis meses. “Esta é uma novidade muito boa e importante para o bairro. Ainda mais para nós, que estamos com o comércio aqui em frente e vimos todas as etapas da obra. Antes era uma praça sem uso, agora já temos visto como as crianças todas que saem das escolas fazem questão de parar aqui e brincar.”
Samuel Maldonado foi ao novo espaço acompanhado da mãe Vilma e da sobrinha Manuela
Já a Emily Rodrigues de Souza, aluna da Emeb Mercedes, também aprovou a novidade. “Moro pertinho daqui e vou pedir para me trazerem, para brincar de esconde-esconde e pega-pega”, comentou a estudante de quatro anos.
Com realização da Prefeitura, a nova Área da Infância é uma iniciativa da Urban95 – rede vinculada à Fundação Van Leer e da qual o Município faz parte -, com assessoria técnica do Ateliê Navio e apoio do programa Criança e Natureza. Além do Jardim Santa Gertrudes, Jundiaí conta atualmente com outras três Áreas da Infância: no entorno da Fábrica das Infâncias, na vila Arens, inaugurada em dezembro de 2023; no Centro, no entorno do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, inaugurada em dezembro do ano passado; e no jardim Novo Horizonte, ativada no início deste mês.
Totem conta com pinturas que lembram a Serra do Japi e a figura de uma menina, temas que surgiram da escuta dos moradores
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ