A DAE Jundiaí publicou, na Imprensa Oficial do Município do dia 28 de maio, o Modo de Disputa Fechado nº 09/2024, que trata da implantação de uma usina fotovoltaica, a ser instalada em forma de cobertura no estacionamento de funcionários da sede administrativa da empresa, na Vila Hortolândia.
Usina será implantada no estacionamento de funcionários, que terá todas as vagas cobertas. Expectativa é gerar energia para suprir 70% do consumo de baixa tensão, em unidades da DAE
O projeto inovador prevê que a geração de energia na usina seja destinada para consumo nas unidades de baixa tensão da DAE, via geração distribuída (GD). “Temos a expectativa de suprir aproximadamente 70% do consumo de baixa tensão da empresa”, detalha o assessor de Políticas de Saneamento da área de Eletromecânica e Operações da DAE, Bruno Augusto Zanchim. A iniciativa envolve a Diretoria de Operações, por meio da Gerência de Eletromecânica e Operações e da Gerência de Obras Civis, e também a Diretoria de Assuntos Regulatórios e Novos Negócios.
Segundo o projeto, o atual estacionamento de funcionários passará a ter 310 vagas de carros, todas cobertas, sendo 16 vagas para pessoas com deficiência, além de outras reservadas para idosos, gestantes e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que serão adequadas de acordo com a legislação e as necessidades da empresa.
Além da usina fotovoltaica, será construído um edifício com dois pavimentos: no térreo, haverá um estacionamento coberto para motos, com capacidade para 50 vagas; já o primeiro andar será destinado à subestação, sala de painéis e inversores, um mirante com vista para a usina e um bicicletário. “O acesso ao pavimento superior será realizado por meio de uma rampa, projetada de acordo com as normas de acessibilidade vigentes”, detalha Zanchim.
Durante a implantação, os funcionários que atuam na sede administrativa poderão utilizar como estacionamento uma área localizada entre o prédio administrativo e o bosque. O investimento será de R$ 14 milhões. Concluída a licitação, a previsão é que as obras tenham início entre agosto e setembro deste ano, com duração total de dez meses.
Segundo o Edital, que pode ser acessado gratuitamente pelo site https://compraabertadae.jundiai.sp.gov.br, a abertura está agendada para o dia 24 de junho de 2024, às 14 horas.
Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí
Foto: DAE Jundiaí