Em reunião realizada nesta semana, no auditório do Fundo Social de Solidariedade, foi apresentado aos artesãos que fazem parte do programa Jundiaí Feito à Mão a nova curadoria responsável para novas adesões ao programa. O trabalho ficará a cargo da Mestra Artesã Cleide Toledo, conhecida nacionalmente no segmento e que prestará o serviço à Prefeitura em parceria com o Galpão Criativo.
“Nossa ideia é valorizar o artesão cada vez mais. O programa Jundiaí Feito à Mão é referência para o Brasil todo. Por isso queremos fortalecer o artesanato, principalmente com esse trabalho de curadoria”, disse o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.
Eduardo Alvarez, gestor da UGAAT, apresenta a Mestra Artesã Cleide Toledo aos artesãos do Jundiaí Feito à Mão
A curadoria será em conjunto entre a UGAAT e o Galpão Criativo. Atualmente, cerca de 40 artesãos solicitaram a entrada no programa e aguardam a aprovação, que será feita no novo formato. Quem está no programa continuará normalmente.
Segundo Marinilce Gomes, diretora do Departamento de Teleducação da Fundação TVTEC, a ideia é agregar os dois programas: “Muitos artesãos também fazem parte do Galpão Criativo. Então queremos proporcionar mais uma opção de visibilidade e oportunidade, além de uma curadoria cuidadosa”. “É fundamento que o artesão estude, se especialize e aperfeiçoe as técnicas cada vez mais. E é esse olhar cuidadoso que queremos trazer”, reforçou a Mestra Artesã, Cleide Toledo.
Atualmente, 255 artesãos fazem parte do Jundiaí Feito à Mão. Claudinei Roberto Nanzi, que faz artesanato sustentável usando garrafas pet como matéria-prima, é um deles: “O programa foi um marco na minha vida. Após entrar, eu passei a ter visibilidade, pois abriu importantes espaços para mostrarmos e vendermos as nossas peças”, disse.
Mais informações sobre o programa podem ser acessadas por este link: https://turismo.jundiai.sp.gov.br/artesanato/.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação