O Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST), vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), recebeu na sexta-feira (26) representantes da Prefeitura de São Carlos. A comitiva veio conhecer as ações desenvolvidas para a integralidade do cuidado à saúde do trabalhador.
“Atuamos no atendimento aos trabalhadores, na vigilância sanitária, no desenvolvimento de ações educativas, orientação às empresas e a partir de levantamento e análise epidemiológica no local do agravo. O reflexo tem sido a redução da subnotificação dos acidentes junto aos serviços de saúde públicos e privados e a disseminação da cultura de prevenção. É importante poder compartilhar a nossa expertise, contribuindo com São Carlos, que está em fase de implantação do serviço”, comentou a coordenadora da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Flávia Pagliarde Cerezer.
Detalhes sobre o trabalho foram apresentados para a equipe de São Carlos
A fiscal sanitária da Prefeitura de São Carlos, Maria Ferreira da Silva, destacou que Jundiaí é apontada como referência tanto pelo CEREST Estadual como pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO).
“Fomos habilitados a ter um CEREST. Hoje, temos um núcleo de saúde do trabalhador. Viemos colher informações para a implantação, até o final de junho, do nosso Centro”, enfatizou, acompanhada da enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Livia Mori, e do coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), Rodrigo Tadeu Alexandre.
Além de referência técnica e especializada em Saúde do Trabalhador para 11 municípios, o órgão municipal está entre os 18 melhores do País, de acordo com classificação realizada pelo Ministério da Saúde.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ