A Galeria de Exposições Olga de Brito, localizada no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, ganha nesta terça-feira (19) a sua segunda mostra. Desta vez, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) preparou para o local a exposição “Olhares sobre a Serra”, uma homenagem à Serra do Japi, importante patrimônio ambiental da cidade.
Com cerca de 20 obras, a mostra coletiva foi montada a partir de peças que compõem o acervo permanente da Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, de oito diferentes artistas: Beto Cecchi, Bianca Foratori, Dimitri Kuriti, Elvio Santiago, Elvis da Silva, Gabriel Neves, Inos Corradin e Stella Pinheiro.
Trata-se de esculturas, fotografias e pinturas – óleo sobre tela, acrílico e acrílico sobre papel -, montadas para homenagear este importante remanescente de Mata Atlântica no território paulista e que é tombado em nível estadual junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).
Entre as obras está a coleção de fotos “Águas de Jundiaí”, da artista Stella Pinheiro, adquirida pela Cultura por meio da Lei Aldir Blanc
“Nesta nova mostra coletiva, quisemos promover o encontro extraordinário entre o talento humano e a beleza natural da nossa serra, celebrando por meio de sua diversidade natural e da diversidade de linguagens do nosso acervo permanente a importância da Arte para promover a reflexão acerca da preservação. Entre as obras, o visitante poderá conferir duas importantes telas do artista Inos Corradin, feitas sob encomenda da Prefeitura e recentemente higienizadas e restauradas, além de peças adquiridas por meio de recursos da Lei Aldir Blanc na pandemia”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
A mostra fica em cartaz até o dia 21 de abril e poderá ser visitada gratuitamente, de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h. O Centro das Artes fica na rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ