Em apoio às ações formativas da Unidade de Gestão de Educação (UGE) neste início de ano e em consonância com o Programa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) “Cultura e Educação dando as mãos”, cerca de 60 educadores infantis participaram, nos dias 25 e 26, de diversas atividades em três, dos equipamentos culturais da cidade: Espaço Expressa, Fábrica das Infâncias Japy e Biblioteca Nelson Foot, bem como conheceram as principais ações que são idealizadas e realizadas para as crianças, nesses locais.
No dia 25, as visitas começaram na Biblioteca com os educadores infantis conhecendo o espaço e as possibilidades de utilização do equipamento e ainda tiveram a oportunidade de acompanhar apresentação de teatro de mamulengos (fantoches típicos da região do Nordeste brasileiro), com os atores da Cia. Grifo de Teatro.
Na sequência, os participantes foram caminhando até a Fábrica das Infâncias Japy, passando pela primeira Área da Infância da cidade, dentro da proposta do programa “Voa Pé” desenvolvido pela Escola Inovadora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), em parceria com as unidades de Esporte e Lazer (UGEL), Cultura (UGC), Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA).
Teatro de Mamulengos na BNF
Oficina de Dança
Visita ao Museu dos Ferroviários
Gestor de Cultura, Marcelo Peroni recepciona os educadores no Expressa
O “Voa Pé” visa a utilização de espaços públicos, anexos ou próximos das EMEBs, propõe novos desafios e aprendizagens junto à natureza e traz inovações para o cotidiano dos estudantes em meio às propostas de desemparedamento da escola.
Já na Fábrica das Infâncias Japy, os educadores tiveram um panorama do Programa Jundiaí Cidade das Crianças, com destaque para as políticas públicas voltadas à Primeira Infância na cidade, envolvendo os principais conceitos, os direitos das crianças que precisam ser garantidos e ainda puderam se inteirar do parque naturalizado e área da infância. Ao final da visita ao equipamento cultural, os educadores participaram de uma Oficina de Malabares.
A programação no dia 26 ficou concentrada no Espaço Expressa – Espaço de Cultura e Humanidades, sede da UGC. Na oportunidade os educadores foram recebidos pelo gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que destacou a importância da parceria entre Educação e Cultura e o papel significativo do professor como oportunizador para as crianças, tanto para a criatividade como para oportunizar seu primeiro contato como o canto, a dança, o teatro entre outras linguagens artísticas.
Educadores ainda receberam informações sobre departamento de Museus e Fábrica das Infâncias Japy
Neste encontro Marcelo Peroni também apresentou dados de uma pesquisa realizada pela Fundação Itaú que apontou que a Cultura foi escolhida por 54% dos brasileiros como a atividade que mais proporciona bem-estar. Entre as atividades culturais, cinema foi escolhido como o principal programa (18%), seguido de shows (15%) e teatro (12%).
Segundo o gestor de Cultura a pesquisa também revelou que 61% concordam plenamente que programas culturais reduzem o estresse, 58% acreditam que melhoram os relacionamentos em casa e 57% afirmam que melhoram a qualidade de vida.
Logo após o diretor do Departamento de Museus, Paulo Vicentini abordou as diversas ações realizadas pelo departamento e a importância do professor buscar fontes e documentos em seu trabalho com a criança. “Temos acessíveis no site da Cultura os documentos digitalizados do Arquivo Histórico, que podem e devem ser fonte das pesquisas desenvolvidas em sala de aula”, destacou Vicentini.
Acompanhados da “Senhora Temporária”, personagem do Projeto Guardiões do Patrimônio, interpretado pela atriz Carol Retro, os professores receberam informações sobre os “Guardiões do Patrimônio”, programa de educação patrimonial desenvolvido pela Plataforma de Educação e Cultura da Prefeitura, por meio do Departamento de Gestão do Espaço Expressa da Unidade de Gestão de Cultura e do Núcleo de Educação Socioambiental da Unidade de Gestão de Educação.
O público-alvo do programa são os alunos dos quartos anos (faixa-etária: dos nove aos dez anos) da rede municipal de ensino. A proposta consiste na distribuição de um Passaporte Cultural estilizado para as crianças participantes para que elas, após a vivência em cada um dos 15 importantes e reconhecidos patrimônios do Município, recebam carimbos em cada uma das respectivas páginas e que certifiquem a sua visita.
Os educadores puderam conhecer as dependências do Museu dos Ferroviário, onde a história da ferrovia paulista está em exposição por meio de documentos, mapas e outros equipamentos.
A visitação ao Espaço Expressa foi concluída após os professores participarem de uma animada Oficina de Dança.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação