Jundiaí ganhou mais um prêmio de Cidade Inteligente na noite da última quarta-feira, dia 6. Desta vez foi o ANCITI Awards 2023: Celebrando a Excelência em Tecnologia e Transformação Digital nas Cidades, ficando em primeiro lugar na categoria ‘Municípios de até 500 mil habitantes‘. A premiação aconteceu durante o Smart Gov Brasil, evento organizado pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) que vai até dia 8 de dezembro, no Rio de Janeiro.
“A Prefeitura de Jundiaí investe em tecnologia para entregar, cada vez mais e melhor, os serviços aos cidadãos. Uma Cidade Inteligente é aquela que agrega crescimento, desenvolvimento e humanização. O reconhecimento nacional das inovações implementadas reforça que o caminho traçado desde 2017 foi certeiro”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.
O Smart Gov Brasil é um encontro de lideranças de todo o país para discutir projetos e soluções digitais que levam mais qualidade de vida e eficiência aos municípios brasileiros. A Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) está participando do encontro com os líderes de todo o Brasil e representou a Prefeitura de Jundiaí. O tema deste ano é ‘Desafios e Estratégias Inovadoras para Alavancar as Finanças Públicas’.
Dois homens de meia idade, vestidos em trajes sociais e de óculos. O prêmio está nas mãos dos dois, a cor dele é rosa.
Amauri Marquezi, presidente da CIJUN, recebeu o prêmio das mãos do Presidente da Anciti, Johann Dantas.
Toda avaliação das cidades participantes foi feita pela plataforma Bright Cities, que analisa a performance de dez áreas da gestão urbana: Governança, Educação, Saúde, Urbanismo, Meio Ambiente, Segurança, Mobilidade, Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação de uma cidade utilizando dados obtidos a partir de 170 indicadores.
Todos os indicadores utilizados pela plataforma estão alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e com as normas técnicas da ISO. Os dados, capturados e atualizados por meios de fontes oficiais de maneira automática, são obtidos exclusivamente por meio de fontes oficiais e provenientes de bancos de dados públicos. “As ferramentas que a CIJUN tem desenvolvido para a Prefeitura de Jundiaí são essenciais para a gestão estratégica de recursos, acompanhamento dos trabalhos, serviços e obras, além de promover serviços na palma da mão do cidadão. Isso proporciona a eficiência e a eficácia na gestão. Ser uma cidade inteligente é oferecer agilidade, segurança e serviços de qualidade”, comemora o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
“Para nós é um grande privilégio participar de eventos deste porte e ainda receber o primeiro lugar na categoria cidades até 500 mil habitantes. O trabalho que a Companhia realiza potencializa as ações da Prefeitura de Jundiaí, tornando nossa cidade caso de sucesso em vários aspectos. Nossa maior missão é melhorar a vida do cidadão e isso vem ao encontro da administração do Prefeito Luiz Fernando Machado”, acredita o presidente da CIJUN, Amauri Marquezi. Durante os três dias do evento, representantes de mais de 100 cidades brasileiras estão trocando experiências.
Presidente da Anciti no palco, cercado por pessoas sentadas em cadeiras o observando.
Johann Dantas abriu o evento ANCITI Awards 2023
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação