Muitas vezes surge a dúvida de qual gordura usar nos preparos. Hoje vou falar mais sobre cada uma delas e qual a menor maneira de usá-las.
Para as frituras em imersão, aquela famosa batata frita, ou bifinho à milanesa usar o óleo vegetal e a banha de porco são as mais recomendadas.
O ponto de fumaça, que é quando o óleo começa a queimar, é mais elevado, podendo chegar em temperaturas mais altas com segurança. Eles também podem ser reutilizados em mais de um processo.
A banha de porco é um alimento de origem animal e possui um alto teor de vitaminas, além de possuir cálcio, ferro e fósforo. Outro ponto positivo em usá-la é que é uma grande fonte de vitamina D.
Já os óleos vegetais como de girassol, canola, milho e soja não possuem um valor nutricional tão rico quanto a banha de porco, mas são boas escolhas para as altas temperaturas.
Quando o preparo for finalizar ou grelhar alimentos a manteiga e o azeite são os mais indicados. O ponto de queima é mais baixo, ou seja, não suportam altas temperaturas e podem perder suas qualidades.
O azeite extra virgem é considerado uma boa gordura para a saúde, claro que se usado em pequenas quantidades, sem contar o sabor delicioso que possui.
Já a manteiga é de origem animal, derivada do leite, possui minerais e é uma ótima fonte de anti-oxidantes que ajudam no nosso sistema imunológico.
O uso de gorduras em geral deve ser regrado e sem exageros, afinal tudo em excesso faz mal.