Aprenda a recriar pratos tradicionais sem ingredientes de origem animal
Que tal comemorar a Páscoa com um almoço especial e sem ingredientes de origem animal? A diversidade e o sabor delicioso dos pratos vegetarianos é a prova de que é possível fazer receitas incríveis e, até mesmo, recriar aquelas tradicionais. Então, confira as receitas que separamos para você!
Moqueca de palmito
Ingredientes
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada
1/4 de pimentões verde, amarelo e vermelho cortado em cubos
3 tomates maduros picados
1 pitada de tempero baiano em pó
500 ml de leite de coco
4 colheres de sopa de azeite de dendê
200 g de molho de tomate
200 g de palmito cortado em rodelas
Sal e salsinha picada a gosto
Azeite para refogar
Modo de preparo
Em uma panela, em fogo médio, refogue no azeite a cebola e o alho. Coloque os pimentões, os tomates e o tempero baiano. Refogue mais um pouco e acrescente o leite de coco, o azeite de dendê e o molho de tomate. Ferva em fogo baixo por 10 minutos, sem parar de mexer. Adicione o palmito e o sal e misture bem. Sirva com salsinha picada e aproveite.
Dica: decore com azeitonas verdes.
Batata gratinada com alho-poró e cebola roxa
Ingredientes
10 batatas
1 colher de chá de sal
1 alho-poró fatiado
1 cebola roxa fatiada
2 colheres de chá de alecrim
1 colher de chá de pimenta-do-reino
1 dente de alho
Azeite e salsinha a gosto
Água para cozinhar
Modo de preparo
Lave as batatas em água corrente e descasque-as. Coloque-as em uma panela, cubra com água e adicione osal. Leve a panela ao fogo médio e cozinhe por 10 minutos, até as batatas ficarem al dente. Retire do fogo, descarte a água e deixe as batatas esfriarem, corte-as em 4 fatias cada e reserve.
Em uma frigideira, coloque o azeite, leve ao fogo médio para aquecer e frite o alho-poró e a cebola roxa. Retire do fogo e reserve. Em seguida, descasque o dente de alho e esfregue-o em uma assadeira untada com azeite. Coloque as batatas na assadeira, espalhe o alho-poró e a cebola roxa por cima, salpique com alecrim e pimenta-do-reino. Regue com azeite e leve ao forno preaquecido a 180º C por 30 minutos. Retire do forno, salpique com salsinha e sirva.
Bolinho de espinafre
Ingredientes
1 xícara de chá de espinafre
200 g de feijão branco cozido
1 cebola
2 colheres de sopa de sementes de gergelim
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Azeite para untar
Modo de preparo
Descasque a cebola, corte em pequenos pedaços e reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola. Em seguida, coloque o espinafre e cozinhe, mexendo de vez em quando, até murchar. Tempere com sal e pimenta-do-reino e desligue o fogo. Deixe esfriar e reserve.
Em um recipiente, coloque o feijão e acrescente o refogado de espinafre, o gergelim e misture até obter uma massa homogênea. Modele os bolinhos e coloque em uma assadeira untada com azeite. Leve ao forno preaquecido a 200º C por 10 minutos ou até dourar. Retire do forno, espere esfriar e sirva.