Especialista ensina como combinar o tipo certo de cerveja com diferentes carnes e acentuar o sabor dos alimentos
Raquel Barreto
Que a cerveja é a bebida favorita dos brasileiros no churrasco, isso todo mundo sabe. Mas você sabia que combinar o tipo certo de cerveja com o prato servido pode ressaltar o sabor do alimento e tornar a experiência ainda mais deliciosa?
Picanha
Uma das carnes mais valorizadas em um churrasco, a picanha é um tipo de corte de carne bovina tipicamente brasileiro. Além do gosto inconfundível e bastante marcante, ela possui uma capa de gordura que deixa a carne ainda mais suculenta.
Assim, a cerveja mais indicada para ser consumida com a peça é a India Pale Ale. Complexa e amarga, ela é capaz de limpar o paladar e deixar o sabor da picanha ainda mais interessante.
Frangos e carnes brancas magras
A carne branca acaba ganhando notas diferenciadas quando é assada na brasa. Por ser um prato leve, o ideal é que o sabor da cerveja não se sobreponha ao da carne. Dessa forma, o estilo mais indicado nesse caso é o Pilsen. O estilo surgiu na República Tcheca e a cerveja nesse estilo costuma ser leve, refrescante e bastante suave, sendo considerada uma cerveja com ótimo drinkability.
Linguiça
A linguiça suína costuma ser presença garantida em qualquer churrasco. A cerveja mais indicada é a Pale Ale. Por ter um estilo medianamente encorpado e de baixo amargor, ela ajuda a quebrar essa textura gordurosa. A Pale Ale é feita com maltes especiais — que trazem um aroma maltado — remetendo a cereais e caramelo.
Cupim
Uma carne gordurosa, mas que também possui bastante fibra: é assim que o cupim pode ser definido. Para quem quer saborear uma experiência gastronômica única, a dica é harmonizar o cupim com cervejas do estilo Porter, cujo o aroma tem notas de chocolate, creme e café bem evidentes. Nesse caso, a harmonização é por conta do contraste, ou seja, o salgado da carne com o doce da cerveja.
Queijo coalho
Vegetariano ou não, sempre tem no churrasco alguém que gosta de consumir outras opções além da carne, como o queijo coalho, por exemplo. Bastante consumido no Nordeste, ele acabou conquistando todo o Brasil e harmoniza muito bem com a Weiss, uma cerveja de trigo com amargor bem suave, praticamente inexistente.
Bem condimentada também no aroma, ela apresenta notas de cravo e banana bem pronunciadas. Sua alta carbonatação ativa e estimula as papilas gustativas da língua, acentuando o sabor do queijo e preparando a boca para os próximos sabores.
Pão de alho
E por falar em outros alimentos que são vistos com frequência no churrasco, o pão de alho não pode faltar. Produzido com uma mistura de alho com azeite ou manteiga, ele vai bem com a Pilsen Puro Malte, uma cerveja leve e refrescante, com 100% malte de cevada. Por ter um amargor bem suave, ela não interfere no sabor do pão de alho.