Segundo comunicado da prefeitura, cerca de 700 pessoas estão desalojadas
Redação Terra
O tradicional carnaval em São Luiz do Paraitinga, cidade localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, precisou ser adiado. Em nota, divulgada na segunda-feira, 13, a prefeitura do município explicou que fortes chuvas provocaram a cheia dos rios Ribeirão do Chapéu e Ribeirão do Pinga. Com isso, cerca de 700 pessoas estão desalojadas na região.
"Chuvas intensas e ininterruptas têm causado o encharcamento do solo, resultando em inúmeros deslizamentos de encostas, obstruindo as estradas, derrubando pontes, causando ainda o transbordamento recorrente do Rio Paraitinga, que corta todo o Município, deixando diversas famílias desalojadas e isoladas", diz trecho do comunicado oficial. Ainda de acordo com a prefeitura, o nível do rio está 4 metros acima do normal.
A expectativa é de que caia mais chuva na região durante os próximos dias, segundo a Defesa Civil do Estado e do Município. A nota, porém, reforça que o carnaval não está cancelado, mas adiado. "Ressalte-se que a decisão do adiamento foi tomada por força da gravidade das circunstâncias e que o carnaval ainda será realizado, contudo numa ocasião mais propícia, para que todos possam usufruir do festejo em sua plenitude", finaliza o texto.
O carnaval de São Luiz do Paraitinga costuma encher as ruas de foliões, entre moradores e turistas, que seguem os bloquinhos ao som de marchinhas.