No Dia Mundial da Diabetes, o Guia da Cozinha preparou uma lista para ajudar as pessoas que convivem com a doença. Confira!
Segundo a Federação Internacional de Diabetes, a incidência da doença aumentou 16% no mundo entre 2019 e 2021. No Brasil, 214 mil pessoas entre 20 e 79 anos morreram em decorrência de diabetes somente em 2021. E o número no país é gigante: cerca de 7% da população é diabética, o que soma cerca de 16,8 milhões de brasileiros.
Nesta segunda (14), discute-se a importância da conscientização contra a doença no Dia Mundial da Diabetes. A data é celebrada desde 1991 com o intuito de alertar sobre os riscos e aumento nos casos de diabetes em todo o mundo.
Estudo descobre quais alimentos de origem animal aumentam ou diminuem o risco de diabetes (Imagem: かわい サムライ/Pexels) Foto: Canaltech
Estes alimentos de origem animal diminuem o risco de diabetes
Pensando nisso, o Guia da Cozinha preparou uma lista de alimentos que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida de quem vive com a doença. Já que, de acordo com o nutrólogo Oswalmir Sá, seguir uma dieta balanceada e específica é tão importante quanto o uso de medicação no tratamento da diabetes.
"No controle do diabetes é importante ter constância na alimentação, manter uma dieta mista e acompanhada por nutricionista, inclusive nos fins de semana, sem exagerar com produtos industrializados, e optar sempre por alimentos in natura ou pouco industrializados", explica o especialista.
Se você está em busca de uma dieta que te ajude no controle da doença, essa seleção de alimentos sugerida pelo nutrólogo é para você. Confira a seguir:
Vegetais de folhas escuras
Ricos em vitaminas A, C, E e K, esses vegetais ainda contam com potássio, ferro e cálcio. Também é possível destacar o fato de que possuem baixa quantidade de calorias e carboidratos. Bons exemplos de vegetais de folhas escuras para incluir no cardápio são espinafre, brócolis e couve.
Frutas cítricas
Se você consumir frutas cítricas com bagaço, irá obter grande quantidade de fibras. Outros benefícios importantes ofertados por esses alimentos são a vitamina C e o potássio. Como boas opções, temos laranja, limão, lima e mexerica.
Batata-doce
Queridinha dos marombas, a batata-doce pode ajudar a enganar a vontade de comer doces. Ela também é benéfica por ter carboidratos de baixo índice glicêmico, o que significa que não faz com que o açúcar suba muito rápido no sangue.
Castanhas
Comer somente um punhado de castanhas por dia garante bons benefícios a saúde. Elas são capazes de diminuir a sensação de fome, além de possuírem gorduras boas, magnésio e fibras. Chia e linhaça, por exemplo, ainda contam com o importante ômega 3.
Peixes
Peixes ricos em ácidos graxos ômega 3 também são bastante indicados nesse tipo de alimentação. Essa gordura pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas e inflamações no corpo. Boas opções são salmão, sardinha, truta e atum.
Tomate
Além das frutas cítricas, o tomate também é uma boa opção nessa dieta. Isso porque ele é fonte de vitamina C e E, além de conter potássio. Outro aspecto importante do tomate é que a fruta possui antioxidantes, que podem diminuir ou aumentar dependendo da forma de preparo.
Leite e iogurte
Por último, também é bom tomar leite e consumir iogurte. Os dois são fontes de cálcio e proteínas. A indicação do nutrólogo é optar por opções sem adição de açúcar, o que os deixa mais "magros".