Risco de chuva persistente no litoral do Nordeste. Chuva ganha força no Rio Grande do Sul e tem risco de temporais. Umidade baixa no interior do Brasil.
Nebulosidade sobre o Brasil
Nuvens muito carregadas ainda se formam nesta segunda-feira sobre o litoral do Nordeste. A chuva acontece de forma persistente, frequente e volumosa. O risco de transtornos continua elevado, inclusiva nas capitais. Grande parte do Brasil, com tempo firme e extremamente seco. Baixos índices de umidade relativa do ar no Centro-Oeste, interior do Nordeste, parte do Norte e Sul e Sudeste do Brasil. Dia instável, com temperaturas amenas e chuva forte no extremo sul e oeste do Rio Grande do Sul.
Um novo episódio de Ondas de Leste, transporta nuvens muito carregadas para a costa leste nordestina. Nesta segunda-feira, dia instável com chuva forte e frequente desde o leste do Rio Grande do Norte até o leste do Sergipe. Tem previsão de grandes acumulados nas capitais, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió. Chove em vários momentos no leste e sul da Bahia.
A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical, deixa o tempo carregado no leste do Amapá e tem previsão de chuva forte em vários momentos do dia. Chove com risco de trovoadas em São Luís, no litoral do Piauí, norte e litoral do Ceará.
Em Roraima, no norte do Amazonas e do Pará, as pancadas de chuva acontecem intercalando aberturas de sol, o ar continua abafado no decorrer do dia. Não chove no Acre, em Rondônia e no estado do Tocantins.
Grande parte do centro e interior do Brasil, ainda sob influência do ar seco, que impede a formação de nuvens de chuva. Não chove nos três estados do Centro-Oeste e na região do Distrito Federal, em São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e no interior do Espírito Santo. Em Vitória, dia de sol e calor, mas com pancadas isoladas a tarde.
O tempo seco predomina no Paraná e não chove a umidade relativa do ar entra em declínio no norte paranaense com índices inferiores a 30% no período da tarde. Baixa umidade do ar em Palmas, interior da Bahia, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e interior de Minas.
Santa Catarina, continua com tempo firme, mas com rajadas de vento ao longo do dia, de até 50 km/h. No Rio Grande do Sul, tempo instável com pancadas de chuva a qualquer hora no oeste e sul gaúcho e também na capital Porto Alegre. Caxias do Sul e Santa Maria continuam com tempo firme.
Alertas meteorológicos para 04/07/22 - segunda-feira
Perigo chuva frequente e volumosa em Natal e João Pessoa
Alerta de temporais e chuva forte no centro-sul do Rio Grande do Sul
Rajadas de vento de 40 a 60 km/h na costa leste do Nordeste
Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento em Roraima, no Amapá, norte do Amazonas, oeste e norte do Pará
Alerta para chuva frequente, com moderada a forte intensidade em Salvador, Ilhéus e sul da Bahia.
Ressaca entre a Bahia e o litoral do Rio Grande do Norte
Umidade relativa do ar abaixo de 30% em Palmas, Cuiabá, no Distrito Federal, São Paulo, interior da Bahia, norte e oeste de Minas, sul do Maranhão e do Piauí e norte do Paraná.
Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no interior do Paraná, oeste e sul de Santa Catarina e no estado do Rio Grande do Sul.
Umidade relativa do ar abaixo de 20% em Goiânia, oeste de Goiás, leste de Mato Grosso, extremo oeste de São Paulo, Campo Grande e nas demais áreas do norte de Mato Grosso do Sul.